Para: quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021
Texto: Salmo 99.6-9
“Moisés e Arão foram sacerdotes de Deus, e Samuel orava a ele; eles clamavam a Deus, o Senhor, e ele respondia.” (Sl 99.6)
Em algum momento da sua vida você já tentou falar com Deus e teve a sensação de que ele não estava lhe ouvindo? Se sim, acredite, isso não aconteceu só com você.
Em parte, essa sensação se dá por dois motivos: primeiro porque nós somos muito imediatistas, querendo que tudo aconteça rapidamente, e nem sabemos exatamente o porquê; em segundo lugar, porque nós esperamos que a resposta de Deus seja exatamente como nós pedimos e queremos. Pensando desse modo acabamos invertendo a ordem das coisas, imaginando que deva ser feita a “minha” vontade, assim na terra como no céu.
As respostas de Deus às nossas orações nem sempre são perceptíveis a curto ou médio prazo. Para algumas questões, pode ser que só tenhamos uma resposta definitiva quando estivermos face a face com Jesus, na eternidade.
No Salmo 99, versículo 6, está escrito: “Moisés e Arão foram sacerdotes de Deus, e Samuel orava a ele; eles clamavam a Deus, o Senhor, e ele respondia”. O Senhor sempre ouve nossas orações, e responde. Mas a resposta às vezes é “sim”, às vezes é “não”, e ainda outras vezes pode ser “espere mais um pouco”.
O Evangelho de Mateus, capítulo 26, versículo 39, nos conta que na noite em que Jesus foi traído, momentos antes de ser preso sem ter cometido nenhum crime, ele orou: “Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice de sofrimento! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres”. A resposta para essa oração chegou rapidamente. E foi um “não”. O sofrimento não foi afastado de Jesus. Ele sofreu, morreu e ressuscitou, justamente para que nós pudéssemos ter perdão para nossos pecados e possamos nos dirigir a Deus em oração, chamando-o de Pai, na certeza de que ele nos ouve e vai nos responder.
Oremos: Pai nosso, perdoa o nosso imediatismo e a maneira como tantas vezes queremos nos colocar em teu lugar. Que seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Amém.