Para: terça-feira, 2 de março de 2021
Texto: Ezequiel 34.11-15
“Como um pastor busca as suas ovelhas que estão espalhadas, assim eu buscarei as minhas ovelhas e as trarei de volta de todos os lugares por onde foram espalhadas naquele dia de escuridão e desgraça.” (Ez 37.12)
A criação de ovelhas, em boa parte do mundo, atualmente é realizada com técnicas de manejo, obtendo assim boa lucratividade. Geralmente os animais estão confinados ou semiconfinados, restritos a um determinado espaço de onde não conseguem sair.
Mas nem sempre foi assim. Quando o texto do profeta Ezequiel foi escrito, e também no tempo de Jesus, as ovelhas eram criadas soltas, em rebanhos. Pastores as acompanhavam, direcionando-as aos pastos mais verdes, às fontes de águas, cuidando para que nenhuma se afastasse, protegendo-as dia e noite contra os perigos que pudessem sobrevir, como tempestades ou ataques de animais ferozes. As ovelhas eram, portanto, animais que precisavam de muito cuidado e atenção.
Por meio do profeta Ezequiel, Deus diz que vai cuidar das suas ovelhas: “Como um pastor busca as suas ovelhas que estão espalhadas, assim eu buscarei as minhas ovelhas e as trarei de volta de todos os lugares por onde foram espalhadas naquele dia de escuridão e desgraça” (Ez 37.12). As ovelhas sobre as quais Deus fala, somos todos nós. Por meio do seu Filho, Jesus Cristo, ele tornou isso ainda mais real. O próprio Jesus disse que ele é o bom pastor que dá a vida pelas suas ovelhas. Ele deu a vida por nós, ao morrer na cruz e ressuscitar.
Deus nos deu o seu Filho, o bom pastor, que está conosco sempre, cuidando de nós, trazendo-nos de volta quando necessário, livrando-nos da escuridão e da desgraça. Ele deu a vida por todos. Ele conquistou para nós a vida eterna!
Oremos: Amado e bondoso Pai, eu te agradeço porque tu és o meu bom pastor. Peço perdão porque muitas vezes tento andar sem a tua direção, seguindo os meus próprios caminhos. Cuida de mim e ajuda-me a ficar sempre perto de ti. Em nome do Salvador Jesus, o meu bom pastor. Amém.