Para: segunda-feira, 29 de março de 2021
Texto: Isaías 65.17-25
“Morrer aos cem anos será morrer moço, e não chegar aos cem anos será uma maldição.” (Is 65.20)
Para quem está bem de saúde, feliz, a vida nunca é longa o suficiente. Mesmo que estivesse com cem anos, alguém diria: “Morreu tão cedo”. Fato é que cem anos é uma vida bastante longa, mesmo hoje em dia e com todo o avanço da ciência. Mas queremos mais.
Em um texto que promete bênçãos de Deus, Isaías escreveu: “Morrer aos cem anos será morrer moço, e não chegar aos cem anos será uma maldição” (Is 65.20). Embora não seja um número simbólico, podemos entender dessa forma. Ou seja, cem é sinônimo de muito, mas muito mesmo! Poderíamos dizer que viver cem anos, na promessa de Deus, equipara-se a “viver para sempre”.
E essa não é a única bênção prometida em Isaías. Deus disse: “Eu ficarei contente com Jerusalém”, e, então, vêm as promessas que se revelam apontado para o céu: criancinhas não morrerão, todos terão vida longa, construirão as casas e morarão nelas. Ou seja, as bênçãos não serão perdidas. E o mesmo é prometido quanto à lavoura e à fartura de tudo.
O que Isaías está “desenhando” é mais do que a promessa de vida longa e bênçãos aqui nesta terra. Ele está usando uma linguagem humana para proclamar a salvação eterna, que nos é oferecida por causa de Jesus. E nós precisamos especialmente lembrar deste trecho: “Antes mesmo que me chamem, eu os atenderei; antes mesmo de acabarem de falar, eu responderei” (Is 65.24).
Deus é assim. Ele olha para nós com ouvidos atentos e nós podemos nos achegar até ele com as nossas palavras, mesmo que angustiadas. Ele sabe. Ele está ciente da dor, do medo, da pobreza, da fome, da falta de emprego e de saúde que enfrentamos. Ele sabe. E antes mesmo de nós pedirmos, ele já está ouvindo e, muitas vezes, já está movendo o mundo para nos dar o que necessitamos. Ele não está longe. E quer nos dar vida longa aqui e infinita na eternidade.
Oremos: Senhor, sem ti estamos perdidos. Por isso, aumenta a nossa fé no Salvador Jesus para que, quando chegar o nosso dia, entremos no céu. Amém.