Para: quarta-feira, 24 de março de 2021
Texto: Lucas 22.31-34
“Mas eu tenho orado por você, Simão, para que não lhe falte fé.” (Lc 22.32)
Um comerciante, ao ver um sacerdote que estava de passagem, saudou-o assim: “Pastor, venha aqui, por favor. Eu quero conversar um pouco com o senhor”. Ele, então, justificou o chamado: “Eu queria conversar com o senhor porque o senhor é ‘da prateleira de cima’.”
Num primeiro momento, o pastor estranhou a expressão. O homem então explicou que, no seu entendimento, pelo fato de ser ele um pastor, estaria mais próximo de Deus do que ele. A justificativa rendeu um belo bate-papo. Eles refletiram sobre o fato de que a proximidade do ser humano em relação a Deus é igual para todos aqueles que confiam no Salvador Jesus. Mesmo com todo o diálogo, ele ainda pediu que o pastor orasse por ele, pois a sua oração teria mais “peso”.
Seria difícil tentar imaginar o que teria passado pela cabeça de Pedro quando ele ouviu, do próprio Jesus, que o Salvador estava orando por ele: “Mas eu tenho orado por você, Simão, para que não lhe falte fé” (Lc 22.32). É bem possível que Pedro tenha se sentido especial a ponto de prometer o impossível: “Estou pronto para ser preso e morrer com o senhor!” (Lc 22.33).
Como é bom saber que alguém ora por nós! É melhor ainda saber que o próprio Jesus está orando em nosso favor. Intercedendo junto a Deus, ele nos garante o perdão de pecados, que renova a nossa vida aqui e também a vida que não acaba, a vida eterna.
Nós não precisamos prometer o impossível, como Pedro prometeu. Confiar no amor do Salvador é saber que ele está atento às nossas necessidades e que podemos contar com a sua oração especial.
Oremos: Obrigado, Senhor Jesus, por te preocupares comigo e orares por mim. Obrigado, especialmente, por intercederes junto a Deus pela minha salvação. Que eu sempre confie irrestritamente em ti. Amém.