Publicado em: 09 de abril de 2021
Coragem para testemunhar da fé 

Para: sexta-feira, 9 de abril de 2021
Texto: Atos 5.21-32  

Os senhores crucificaram Jesus, mas o Deus dos nossos antepassados o ressuscitou. (At 5.30) 

Algo extraordinário aconteceradurante a noite um anjo abriu as portas da cadeia, em Jerusalém, e libertou os apóstolos ali presos. Já na manhã seguinte eles estavam, novamente, no pátio do Templo, ensinando e pregando o evangelho da salvação no Cristo ressuscitado. 

Os líderes religiosos adversários, causadores da prisão, receberam essa notícia com espanto, mas sem reconhecerem a milagrosa intervenção divina nesses acontecimentos. Endurecidos em seus corações, pediram satisfações e continuaram insistindo arrogantemente na proibição do anúncio da mensagem salvadora em Cristo. 

A situação dos apóstolos se complicou. Mas eles, na força da fé, no amor de Cristo e no poder do Espírito Santo, responderam: “Nós devemos obedecer a Deus e não às pessoas” (At 5.29). E disseram mais: “Os senhores crucificaram Jesus, mas o Deus dos nossos antepassados o ressuscitou” (At 5.30). Foi um testemunho admirável de fé e de coragem! 

Por meio desse ensino e pregação, Deus continua dando a cada pessoa a “oportunidade de se arrepender e receber o perdão dos seus pecados” (At 5.31). Os adversários dos apóstolos continuaram obstinados e presos em sua oposição. Eles rejeitaram a graça da salvação, atitude, aliás, imitada por muitos até hoje. 

E o que nós dizemos e decidimos? A oportunidade do arrependimento, da busca do perdão e da nova vida em Cristo continua à disposição de todos. Jesus disse: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Mc 16.16). Creiamos no Filho de Deus, crucificado sim, mas gloriosamente ressuscitado para garantir-nos as bênçãos da bem-aventurança eterna. 

Oremos: Senhor Deus, dá-nos, junto com o dom da fé, a coragem e a intrepidez dos apóstolos, para que não nos envergonhemos do teu nome, e não temamos os obstáculos que se opõem à vivência e prática dos teus ensinamentos. Amém.