Publicado em: 02 de maio de 2024
Nosso Deus? 

Para: quinta-feira, 2 de maio de 2024
Texto: Salmo 67  

“Deus, o nosso Deus, nos tem abençoado. Ele nos tem abençoado; que os povos do mundo inteiro o temam!” (Sl 67.6-7) 

Na época em que o Salmo 67 foi escrito, era comum cada povo ao redor da terra de Israel ter a sua divindade ou até mesmo mais de uma. Parece que a ideia era que uma divindade só tinha algum poder dentro de uma região delimitada. Além disso, o mundo era complexo demais para uma só divindade poder dar conta de tudo. Assim, era comum os antigos terem uma deusa que cuidava do fogo, um deus que cuidava dos mares, e assim por diante. Ainda hoje existem pessoas que pensam que a divindade em que elas acreditam só atua em determinado lugar ou só pode ser invocada num lugar específico. Esses são ídolos, deuses pequenos, deuses pequenos demais. 

Na época em que o Salmo 67 foi escrito, o salmista poderia ter entrado na onda dos outros povos, pensando que o Deus verdadeiro também só cuidava do povo de Israel, num espaço de terra bem limitado. De fato, o salmo fala sobre Deus, o “nosso Deus” e pede que Deus nos abençoe. Mas logo ele acrescenta: “Que os povos do mundo inteiro o temam! (Sl 67.7). Fica claro que o Deus verdadeiro não está preso a um lugar. Ele é o Deus do universo. O Salmo 96 diz: Porque todos os deuses dos povos não passam de ídolos; o Senhor, porém, fez os céus (Sl 96.5). 

O Deus verdadeiro, Pai, Filho e Espírito Santo, é o Deus de todo o universo. Quando dizemos que Jesus está à direita de Deus, dizemos que ele tem poder em todo o mundo. Mas também é importante lembrar que ele é, sim, o “nosso Deus”. Em Jesus ele é Deus conosco, como ele mesmo prometeu. Ele está perto de todos os que o invocam. Ele vem com perdão, encorajamento, vida, esperança e salvação.   

Oremos: Ó Deus, nosso Deus, sabemos que és infinito, mas estás sempre perto de nós. Guarda-nos neste dia e abençoa-nos com o teu perdão. Amém.