Para: sexta-feira, 7 de maio de 2021
Texto: Atos 16.9-15
“Venha para a Macedônia e nos ajude!” (At 16.9)
O livro bíblico de Atos dos Apóstolos pode ser lido em qualquer época do ano. Mas é interessante fazer a leitura neste período depois da Páscoa, porque o livro de Atos mostra como a mensagem de Jesus, o Messias que ressuscitou, foi levada adiante, no mundo daquela época. Em Atos 16, a pregação do evangelho de Jesus chega à província da Macedônia.
O apóstolo Paulo e seus colegas decidiram ir à Macedônia em resposta a uma visão, que eles interpretaram como um chamado de Deus. Na visão, aparecia um homem, pedindo socorro: “Venha para a Macedônia e nos ajude!” (At 16.9). Quando chegaram a Filipos, encontraram só um grupo de mulheres, incluindo Lídia. Eles podiam ter reclamado, dizendo que não era isso que a visão sugeria. Mas mesmo assim anunciaram o evangelho e muitos foram salvos.
Enquanto muitas pessoas, na Bíblia, são anônimas ou não têm o nome citado, Lídia tem um nome. Ela era uma mulher empreendedora, negociante de tecido fino. Mas, acima de tudo, ela “adorava a Deus”. Isso significa que ela era de fora do povo judeu, mas frequentava a sinagoga. Assim, ela aguardava a vinda do Messias. Ela entendeu o que Paulo falava e, no final, todos da casa dela foram batizados. Além de abrir o coração a Jesus, ela abriu a casa para os evangelistas. De forma humilde, mas insistente, ela os convenceu a ficar em sua casa. Esses são os frutos concretos do evangelho.
Hoje, aquilo que aconteceu na casa de Lídia não precisa acontecer do mesmo jeito, e não tem como se repetir. Mas acontece o tempo todo. E onde tudo isso começa? Começa com a pregação de Jesus, o Messias. Ele é a ajuda que Lídia e o povo da Macedônia precisavam. Ele é o nosso socorro e Salvador ainda hoje.
Oremos: Senhor, és socorro sempre presente. Fica perto de nós e ajuda-nos hoje também. Em teu nome. Amém.