Para: sábado, 12 de junho de 2021
Texto: 1Coríntios 15.21-26
“Assim como, por estarem unidos com Adão, todos morrem, assim também, por estarem unidos com Cristo, todos ressuscitarão.” (1Co 15.22)
O planejamento é uma parte muito importante na vida. Empresas que querem crescer têm os seus planejamentos. Muitas igrejas também têm metas e objetivos. E a nossa vida também precisa de planejamento: vou trabalhar, juntar dinheiro e depois comprar uma casa. Isso já é um tipo de planejamento simples. Quando acontece algum problema, nós também planejamos ações para lidar com a dificuldade e colocamos os nossos planos em ação. Se a dívida da minha casa ficou muito grande, eu preciso me reorganizar, cortar gastos, encontrar outro emprego ou coisas assim.
E o planejamento de Deus? Deus criou o mundo, todos os animais e o ser humano para viverem em paz com o Criador e, então, a própria criatura de Deus veio e estragou todo o planejamento divino. A vida que foi planejada para ser plena e boa, agora não seria mais do mesmo jeito, teria uma data de validade. E não somente a vida de Adão e Eva foi afetada, mas a vida de todos os que vieram depois deles: “Por estarem unidos com Adão, todos morrem” (1Co 15.22).
Por isso, Deus precisou colocar outro plano em prática, o plano de redimir a sua criação que foi corrompida pelo pecado. Esse plano levou bastante tempo para ser completado, mas quando chegou a hora certa, o Messias nasceu, viveu, foi crucificado por nós e morreu. Mas o planejamento não parou aí: Jesus ressuscitou, completando a redenção para a criação de Deus. Agora, “por estarem unidos com Cristo, todos ressuscitarão”.
O pecado, que continua presente na vida de todos, ainda abrevia a nossa vida. Mas ele não causa mais medo, pois aquilo que Deus tem planejado para nós, a salvação, é infinitamente maior e melhor do que podemos imaginar.
Oremos: Deus, muito obrigado por teres redimido o teu povo. Agradeço-te também por eu fazer parte do povo em Cristo Jesus. Em nome dele. Amém.