Para: quinta-feira, 30 de setembro de 2021
Texto: Isaías 62.10-12
“Vocês serão chamados de ‘Povo Santo’, o ‘Povo que o Senhor Salvou’.” (Is 62.12)
Nosso Brasil, sendo um país de dimensões continentais, carrega hoje as consequências de ser formado por diversos povos. Cada região de nosso país possui sua cultura, seus hábitos e suas próprias histórias que, juntos, compõem este belo e encantador Brasil.
Mesmo que na história da formação de nosso país haja a participação de diversos povos, somos lembrados que Deus quer nos tornar parte de um povo especial, que não está restrito a uma nacionalidade ou a uma região específica. No livro do profeta Isaías, capítulo 62, versículo 12, Deus havia feito uma promessa: “Vocês serão chamados de ‘Povo Santo’, o ‘Povo que o Senhor Salvou’”. Pessoas cuidadas, resgatadas e salvas por Deus ganhariam este precioso nome sobre suas vidas: povo de Deus.
Essa promessa de Deus foi cumprida de forma plena e completa no alto da cruz, quando o seu Filho Jesus morreu pelos nossos pecados e, ao terceiro dia, foi ressuscitado, garantindo salvação ao que nele crer. E assim, por meio de Jesus, Deus nos torna o “povo santo”, o “povo que o Senhor salvou”.
É confortador saber que, pela fé em Jesus, fazemos parte desse povo. Fazer parte do povo de Deus é ter a certeza de que o Senhor está cuidando de tudo em nossa vida e que nada passa despercebido diante de seus olhos. O Senhor cuida do seu povo, mesmo que integrantes desse povo estejam enfermos em hospitais, aflitos na fila de desempregados, tristes diante de uma lápide ou culpados e escondidos dentro de seus quartos. Acredite, somos povo de Deus. Ele cuidará de nossas dores, culpas e tristezas.
Oremos: Senhor, obrigado por nos trazeres, por meio de Jesus, para dentro do teu povo. Continua cuidando de tudo o que teu povo vive. Por Jesus oramos. Amém.