Para: segunda-feira, 4 de outubro de 2021
Texto: 2Timóteo 2.14-19
“Evite os falatórios contrários aos ensinamentos cristãos, pois eles fazem com que as pessoas se afastem de Deus.” (2Tm 2.16)
As redes sociais, até certo ponto, revelam o conhecimento das pessoas. Tentamos seguir os influenciadores que melhor refletem o pensamento deste tempo, os quais podem nos ajudar a agregar informação e conhecimento. Porém, há inúmeros perfis que espalham o que há de pior nas redes. A partir dessa realidade, o escritor italiano Umberto Eco afirmou que “as mídias sociais deram o direito à fala a legiões de imbecis”.
O que comunicamos, e como comunicamos, pode trazer bênção ou maldição. A Palavra de Deus alerta os cristãos para que evitem “os falatórios contrários aos ensinamentos cristãos, pois eles fazem com que as pessoas se afastem de Deus” (2Tm 2.16). Isso quer dizer que, se você foi alcançado pela graça de Deus, pelo seu perdão, pelo evangelho, então não deveria ser uma voz a falar o que pode fazer mal às pessoas, para que as suas palavras não sejam culpadas de afastar pessoas de Deus.
O que falamos, e como falamos, pode dividir a igreja, a família, os relacionamentos. Por isso, a Palavra de Deus nos alerta que “toda pessoa que diz que pertence ao Senhor precisa abandonar o pecado”. Agir conforme a vontade de Deus revela-se no nosso amor ao próximo e pelo desejo que nutrimos de que ele se aproxime ainda mais de Deus.
Evite o que causa escândalo e divisão. Dedique-se a falar sobre aquilo que renova, acolhe e edifica. Assim, você testemunhará que você é do Senhor, pois “o Senhor conhece as pessoas que são dele”. Que, por meio das suas palavras e dos seus atos, as pessoas à sua volta possam reconhecer que você é do Senhor, amado por Jesus.
Oremos: Pai querido, perdoa-me quando minhas palavras distanciaram pessoas de ti. Envia o teu Espírito Santo para que ele conduza meus lábios pecadores a proferir palavras que edifiquem o meu próximo e que sejam testemunho da minha fé. Amém.