Para: domingo, 21 de novembro de 2021
Texto: Lucas 23.27-43
“Na cruz, acima da sua cabeça, estavam escritas as seguintes palavras: ‘Este é o Rei dos Judeus’.” (Lc 23.38)
As placas de trânsito podem nos livrar de graves acidentes, salvando a nossa vida e de quem amamos. O capítulo 23 do Evangelho de Lucas retrata um dos momentos mais tristes da história de Jesus aqui na terra. Ele só fez coisas boas, falou do Reino de Deus, curou e alimentou tanta gente, e agora estava nos seus instantes finais de vida, rumando e chegando no monte Calvário, onde foi crucificado, tendo um malfeitor em cada lado.
“Na cruz, acima da sua cabeça, estavam escritas as seguintes palavras: ‘Este é o Rei dos Judeus’.” (Lc 23.38). A placa colocada sobre a cruz de Jesus chama a atenção. Essa placa foi colocada por Pilatos como uma espécie de ridicularização, uma espécie de bullying com os judeus. Era como se ele quisesse dizer: “Vejam o que nós, romanos, fazemos com o rei de vocês”. A placa incomodou tanto que os líderes do povo protestaram. Mas isso não adiantou: a placa ficou lá.
Quando analisamos o conteúdo dessa placa, percebemos como Deus é maravilhoso. Por meio da zombaria de Pilatos, a mais pura verdade foi proclamada. Jesus é o Rei dos Judeus, sim. Ele era da descendência do grande rei Davi. Mas ele não é somente o Rei dos judeus, é o Rei de todo o universo, o Senhor de tudo e de todos.
Que coisa mais linda: ali, na cruz, temos o sacrifício de um rei em favor do seu povo. E o que um dos malfeitores fez? Leu a placa, acreditou na sinalização e foi salvo por Jesus. Ele aproveitou a grande oportunidade de salvação que teve.
Certamente costumamos seguir as placas de trânsito, mas, mais ainda, seguimos o que a Bíblia nos diz sobre Jesus, que salva a nossa alma e nos garante a vida eterna no céu.
Oremos: Querido Deus, obrigado por nos dares orientação segura sobre a salvação que temos em Jesus por meio da tua Palavra, a Bíblia. Ajuda-nos a crer nessa Palavra. Por Jesus, o nosso Senhor. Amém.