Para: quarta-feira, 19 de janeiro de 2022
Texto: Amós 3.1-8
“No mundo inteiro, vocês são o único povo que eu escolhi para ser meu. Por isso, tenho de castigá-los por causa de todos os pecados que vocês cometeram.” (Am 3.2)
Pai e filho estavam conversando. O filho disse: “Pai, estive pensando nas muitas vezes que fiquei de castigo. Sempre foi muito difícil ver você zangado comigo, mas muito obrigado, pois o que aprendi me ajudou muito”. O pai respondeu: “Filho, nunca foi fácil deixar você de castigo. Era doloroso, mas necessário porque havia certas coisas que você precisava aprender”.
Talvez você já tenha tido uma conversa parecida com os seus pais. Na caminhada da vida é importante ensinar limites, apontar erros e caminhos que são perigosos. Por meio do castigo aprendemos a reconhecer a autoridade dos pais e que nossas atitudes têm consequências. No entanto, o momento do castigo não é fácil, nem para o filho nem para os pais.
A relação do povo de Israel com Deus era como uma relação de pai e filho. Em alguns momentos, Deus precisou agir como um pai para que os seus filhos israelitas aprendessem que o caminho no qual andavam era um caminho de morte. Deus enviou profetas para avisar do perigo. E quando eles não foram ouvidos, Deus agiu: “No mundo inteiro, vocês são o único povo que eu escolhi para ser meu. Por isso, tenho de castigá-los por causa de todos os pecados que vocês cometeram” (Am 3.2).
Deus age, ensinando o caminho da vida não somente para o povo de Israel, mas para todos. Como pai, ele age em nosso favor para nos entregar a salvação. Ele enviou Jesus para que morresse na cruz por nós e enfrentasse o castigo que nós merecíamos pelo nosso pecado.
Quando permite que dores nos alcancem, ele nos lembra do seu amor e nos ensina a confiar que ele faz tudo por nós e para o nosso bem. O ensino do Pai nos convida para o caminho da vida, da paz e do perdão.
Oremos: Gracioso Pai, obrigado por cuidares de mim e me ensinares o caminho da salvação e da vida em Jesus. Dá-me forças para enfrentar os desafios e confiar na tua vontade. Em nome de Jesus. Amém.