Para: terça-feira, 1 de fevereiro de 2022
Texto: 1Coríntios 2.1-5
“Portanto, a fé que vocês têm não se baseia na sabedoria humana, mas no poder de Deus.” (1Co 2.5)
Possivelmente muitos de nós dificilmente paramos para pensar um pouco sobre a importância da fé. Na verdade, ela é aquele motorzinho que nos coloca em ação todos os dias. A fé é responsável pela esperança, não aquela esperança que nos faz esperar pacientemente sem nada fazer, mas por aquela que nos coloca em movimento. A fé diz quem somos e nos joga para frente. Ela é responsável por nossos sonhos e, portanto, por nosso projeto de vida.
Não é sem razão que Jesus sempre apontou para a importância da fé e de seu definitivo valor na nossa vida. Na verdade, essa também foi a principal preocupação do apóstolo Paulo quando escreveu sua primeira carta aos irmãos da cidade de Corinto. Ele falou da fé, mas não de uma fé qualquer. Ele escreveu sobre a fé em “Jesus Cristo e principalmente de sua morte na cruz” (1Co 2.2). O objetivo do apóstolo Paulo era que as pessoas conhecessem a mensagem do amor de Deus, que conhecessem a sua graça e a sua misericórdia. Mas, o importante é que esse amor de Deus, sua graça e sua misericórdia também estão à nossa disposição. Deus oferece também para nós o presente da fé, que abre um mundo novo para todos os que creem. Por causa da fé, que é graça de Deus, as portas de seu reino estão abertas e tudo pode ser tão mais bonito nesta caminhada com nossos irmãos e irmãs.
Nessa vivência, sempre é bom lembrar que a fé não é resultado de sabedoria e poder humanos, mas como disse o apóstolo, ela se baseia “no poder Deus” (1Co 2.5), fruto de seu amor, graça e misericórdia. Por isso, não há motivos para nos orgulharmos, mas, sim, há muitos motivos para agradecermos sempre e vivermos felizes essa graça.
Oremos: Querido Deus e Pai, obrigado pelo dom da fé. Que bom, amado Pai, que eu pude conhecer-te e viver sob a tua graça. Fica comigo e abençoa-me sempre. Por amor de Jesus. Amém.