Publicado em: 02 de março de 2022
Rasgue o coração e volte para Deus 

Para: quarta-feira, 2 de março de 2022

Texto: Joel 2.12-19 Cinzas 

“Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele é bondoso e misericordioso; é paciente e muito amoroso.” (Jl 2.13) 

O coração esconde dos olhos humanos o que está acumulado nele. Pode ser uma veia bloqueada ou uma válvula com falhas. Exames de ecocardiograma ou angioplastia permitem ao médico ver as condições internas do órgão e, então, planejar reparos.  

Por ser um órgão vital, o coração simboliza a nossa natureza humana e o que se aloja no nosso interior. O que está no seu coração que olhos humanos não veem? O profeta Joel nos convoca a “rasgarmos” o coração e expor os males acumulados. Ao rasgarmos o coração aos olhos de Deus, certamente aparecerão problemas, entre os quais, o minguado amor a Deus e a pequena confiança nele. Uma angioplastia espiritual mostrará os pecados que bloqueiam o nosso relacionamento com Deus. Um ecocardiograma da alma mostrará imagens de pensamentos sujos, palavras ofensivas, egoísmo, ódio, ciúme e ganância. Rasgar o coração dói porque fere o nosso orgulho. Porém, o jeito de encontrar cura é esse, o sincero arrependimento. 

Com o coração “rasgado” vamos a Deus. Ele nos chama nas palavras de encorajamento escritas pelo profeta Joel: “Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele é bondoso e misericordioso; é paciente e muito amoroso” (Jl 2.13). A bondade, a misericórdia e o amor de Deus para conosco estão estampados na pessoa de Jesus Cristo crucificado. No sacrifício de Jesus, Deus rasgou o seu coração, derramou o seu amor por nós. O coração rasgado de Deus recebe você com o seu coração rasgado e confiante na sua misericórdia. A Bíblia diz: “É por meio do próprio Jesus Cristo que os nossos pecados são perdoados. E não somente os nossos, mas também os pecados do mundo inteiro” (1Jo 2.2). Confie em Jesus. 

Oremos: Senhor, dá-me coragem de rasgar o meu coração e forças para confiar na tua misericórdia e no teu amor. Em nome de Jesus. Amém.