Publicado em: 04 de março de 2022
Bom, bonito e barato 

Para: sexta-feira, 4 de março de 2022
Texto: Gênesis 3.1-15  

“A mulher viu que a árvore era bonita e que as suas frutas eram boas de se comer.” (Gn 3.6) 

Quando buscamos algo para comprar, optamos por este jogo de palavras para obter alguma economia: bom, bonito e barato. No entanto, outro ditado também traz uma verdade importante: “O barato pode sair caro”.  

Em geral, as pessoas conhecem o relato da queda de Adão e Eva em pecado quase de memória. Mas quando realizamos uma leitura mais precisa, aparecem alguns detalhes interessantes. A cobra, o animal mais esperto que Deus tinha criado, utilizou esse dom e não ofereceu qualquer fruta para Eva: ela mostrou justamente a árvore que Deus tinha dito para que não comessem. “A mulher viu que a árvore era bonita e que as suas frutas eram boas de se comer” (Gn 3.6). A árvore era bonita e com frutas gostosas.  

O que era bom e bonito passou a ser parte da situação mais cara e custosa gerada por um ser humano. Veio abaixo o plano original de Deus para que o ser humano vivesse eternamente no paraíso. A atitude de desobediência de Eva e de Adão provocaram prejuízos e problemas até hoje no mundo inteiro: doenças, tristezas, violência, mortes. No entanto o maior custo foi a operação de salvamento que Deus teve que preparar e executar. Deus logo fez a primeira promessa e mostrou para nós uma luz no final do túnel.  

Falando com a cobra, Deus mostrou quem terá a vitória final, mesmo que com dor e sofrimento: “Eu farei com que você e a mulher sejam inimigas uma da outra, e assim também serão inimigas a sua descendência e a descendência dela. Esta esmagará a sua cabeça, e você picará o calcanhar da descendência dela” (Gn 3.15).  

Não desprezemos o resgate realizado por Deus com o seu filho Jesus. Tomemos cuidado com o “bom e bonito” das tentações para que a nossa vida não seja barata aos olhos de Deus. Afinal, custou caro a salvação que hoje nos chega gratuitamente pelos méritos de Jesus. 

Oremos: Pai de misericórdia, fortalece a minha fé para que não ceda às tentações de cada dia. Amém.