Publicado em: 05 de março de 2022
Um por todos e todos por um 

Para: sábado, 5 de março de 2022
Texto: Romanos 5.12-19  

“De fato, muitos morreram por causa do pecado de um só homem; mas a graça de Deus é muito maior, e ele dá a salvação gratuitamente a muitos, por meio da graça de um só homem, que é Jesus Cristo.” (Rm 5.15) 

Ainda vivemos à sombra da pandemia do coronavírus. O seu impacto e as suas consequências podem ser objeto de comparação com a existência do pecado. O apóstolo Paulo escreveu que “a morte se espalhou por toda a raça humana”. Assim como o coronavírus não respeita fronteiras nem etnias, a mancha do pecado passou a ser o defeito de fábrica de todos os seres humanos desde Adão e Eva.  

Outro aspecto mencionado pelo apóstolo é que “a morte dominou todos os seres humanos”. Por mais que a ciência se dedique a minimizar sofrimentos e trazer cura para muitas doenças, a morte continua dominando corpos e ocupando mentes, sem exceção, no mundo inteiro desde o Gênesis. Nunca a morte esteve tão perto de tanta gente. 

Essa é a realidade, mas não a vontade de Deus. Ele traçou e executou um plano para que os que nele confiam possam seguir com vida mesmo depois da morte: “Muitos morreram por causa do pecado de um só homem; mas a graça de Deus é muito maior, e ele dá a salvação gratuitamente a muitos, por meio da graça de um só homem, que é Jesus Cristo” (Rm 5.15). As expressões “muitos” e “um só homem” nos fazem lembrar da expressão “um por todos e todos por um” do romance “Os três mosqueteiros” de Alexandre Dumas, e que também é o lema tradicional da Suíça.  

O ceder à tentação por parte de Eva trouxe sequelas trágicas a todos. Mas um ser especial, nascido de forma especial, rompeu a regra e resgatou o mundo inteiro dessa praga maior que qualquer pandemia. Jesus Cristo, verdadeiro homem e também verdadeiro Deus, sacrificado em nosso lugar na cruz se transformou em um só ato de salvação que liberta todos e lhes dá vida. Todos precisam saber disso e nós precisamos falar, com confiança e coragem! 

Oremos: Pai, agradecido pela salvação que me proporcionas por meio do Salvador Jesus, peço que me ajudes a testemunhar a todos o teu maravilhoso amor. Amém.