Para: quarta-feira, 9 de março de 2022
Texto: João 3.23-30
“Ele tem de ficar cada vez mais importante, e eu, menos importante.” (Jo 3.30)
Para muitos hoje em dia o valor de uma pessoa está no número de seguidores virtuais e nas “curtidas eletrônicas” das redes sociais. Mais do que nunca parece que as pessoas querem ser conhecidas e famosas. Para isso fazem uso de todas as possibilidades, algumas até indignas, para alcançar os tão desejados seguidores. Querem ter seu momento de fama e glória, querem “aparecer”.
Um herói diferente chamou a atenção por sua vontade de não aparecer, mas de deixar que outro se destacasse. João Batista reconheceu seu lugar e humildemente deu passagem ao seu salvador, Jesus Cristo: “Ele tem de ficar cada vez mais importante, e eu, menos importante” (Jo 3.30). João permitiu até que seus seguidores “curtissem” o Messias. Ele sabia que a promessa da salvação para seus seguidores e para o mundo inteiro está na obra de Jesus Cristo e não nele, João Batista.
Estamos vivendo na época que antecede a Páscoa, período especial para reflexões pessoais mais profundas sobre a importância de Jesus e seu sacrifício por nós. Num mundo onde as pessoas são medidas pelo seu alcance nas mídias digitais, é importante que em nossa vida diária o evangelho de Deus tenha a senha de acesso ao coração, que o amor de Deus transpareça e que as pessoas com as quais nos relacionamos venham a “curtir” esse amor salvador.
Pela ajuda do Espírito Santo, humildemente abandonemos nosso orgulho, nosso desejo de sermos famosos e, assim como João, deixemos Jesus aparecer. Que Jesus apareça na nossa vida em ações de bondade, amor e caridade para com os outros.
Oremos: Senhor Jesus, orienta-me para que a todo momento eu possa “curtir” a maravilhosa notícia da salvação e levar outros a amar-te também. Amém.