Para: sexta-feira, 11 de março de 2022
Texto: Gênesis 12.1-9
“E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo.” (Gn 12.3)
Muitas pessoas precisam se mudar ao longo da vida. Novas oportunidades profissionais ou acadêmicas as levam para outras cidades e estados, ou até para fora do país. A necessidade de um tratamento de saúde específico, ou ainda de um local que forneça mais facilidades em geral, também leva pessoas a mudar de domicílio, sobretudo quando idosas.
Abrão foi chamado por Deus para se mudar. Seria uma viagem longa. Ele levou a sua família e os seus bens, mas seriam muitas as incertezas na jornada. Ele já não era mais um garoto, nem era ingênuo para deixar de considerar os riscos e as dificuldades. No entanto, a palavra de Deus foi acolhida em fé e ele partiu para uma jornada que não mudaria apenas a sua vida e a de sua família, mas a história do mundo inteiro. Deus disse a Abrão: “E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo” (Gn 12.3).
Nós ficamos inseguros e receosos quando as mudanças vêm. Elas sempre serão desafiadoras pois mexem com a nossa autoimagem e com a concepção de mundo que temos. Para que mantenhamos o equilíbrio e a perspectiva, precisamos olhar para Deus e para as suas promessas, onde encontraremos algo que sempre permanece constante: o seu cuidado conosco.
As mudanças tiram coisas ao mesmo tempo em que trazem outras novas para a nossa vida. Em meio aos sentimentos contraditórios que surgem, precisamos lidar com as lágrimas pelo que se foi e com a ansiedade pelo que virá. Lembremos que, na oração, temos em Deus um parceiro para a jornada, que nos ajuda a lidar com os nossos temores e anseios, que nos fez seus amigos por meio de Jesus. Ao mesmo tempo, temos as promessas divinas para fortalecer a nossa confiança, dando ânimo para suportar a saudade do passado e nos assegurando que ele permanecerá fiel no futuro.
Oremos: Senhor, sigo caminhando, confiando em tua palavra. Obrigado por estares comigo a cada passo. Amém.