Publicado em: 16 de março de 2022
Como está o seu coração? 

Para: quarta-feira, 16 de março de 2022
Texto: João 4.21-26  

“Deus é Espírito, e por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade.” (Jo 4.24) 

Como está o seu coração? Você guarda nele algo que é melhor manter escondido? As respostas para essas perguntas se tornam interessantes, diante das palavras de Jesus: “Deus é Espírito, e por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade” (Jo 4.24). 

Essa frase foi dita originalmente por Jesus a uma mulher samaritana, que questionava sobre o melhor lugar para adorar a Deus. Isso porque samaritanos e judeus divergiam sobre o assunto: samaritanos diziam que era em Samaria e judeus diziam que era em Jerusalém. Então Jesus respondeu que o lugar não importa porque Deus é Espírito e a verdadeira adoração deveria ser em espírito e em verdade. Essa afirmação se chocava com muitas práticas daquele tempo, pois muitos adoravam apenas externamente, enquanto guardavam desejos impuros no coração. Adorar em espírito e em verdade significava adorar, antes de tudo, sem nada esconder, revelando a essência do ser. 

As palavras de Jesus hoje também nos convidam à verdadeira adoração. Elas convidam a, em espírito e em verdade, expormos a nossa essência diante de Deus para que ele, por meio do sacrifício de Jesus na cruz, nos cure de todo o pecado, traga alívio e refrigério ao nosso coração, nos dê seu perdão e sua salvação eterna e nos torne dignos da verdadeira adoração. 

Então, como está o seu coração? Você guarda nele algo que é melhor manter escondido? Não o mantenha assim. Derrame o seu coração diante de Jesus. Ele pode e quer aliviá-lo. E no lugar de toda e qualquer culpa ele colocará a paz do verdadeiro perdão e o desejo da adoração verdadeira. 

Oremos: Gracioso e eterno Deus, confesso que o meu coração nem sempre é digno da adoração que esperas de mim. Então, peço: dignifica-me por amor de Jesus para que minha presença seja agradável a teus olhos. Amém.