Para: quarta-feira, 11 de maio de 2022
Texto: João 14.1-7
“Jesus respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.” (Jo 14.6)
Você já se perdeu em um lugar estranho e teve muita dificuldade para encontrar o caminho que precisava seguir? Situações assim podem causar insegurança, medo e aflição, pois colocam até mesmo a vida em perigo. O caminho novo e desconhecido sempre vai gerar dúvida e dificuldade até que alguém, que conhece bem o caminho, nos mostre como chegar ao destino.
Quando Jesus estava perto de concluir a sua missão na terra, ele falou aos seus discípulos que voltaria para o Pai para preparar um lugar para eles. Depois voltaria novamente para também levá-los até o Pai. Mas onde fica a casa do Pai? “Como podemos saber o caminho?” Foi essa a pergunta de Tomé, registrada no evangelho de João.
Muitas pessoas falam em ir para o céu, e certamente gostariam de chegar até lá. Ainda mais quando ouvem que o céu é um lugar maravilhoso, onde não existe dor, sofrimento, morte, tristeza e onde a paz, o amor e a felicidade duram eternamente. Mas será que existem vários caminhos que levam para o céu? Conforme está registrado no evangelho de João, o próprio Senhor Jesus esclareceu essa dúvida ao afirmar: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim” (Jo 14.6).
Assim como os discípulos não conseguiram descobrir o caminho sozinhos, nós também não temos essa capacidade. Isso porque naturalmente todas as pessoas estão afastadas do caminho do céu. O pecado fez esse estrago para toda humanidade. Sem conhecer o único caminho, o ser humano vive seus dias perdido, sem rumo, sem esperança, sem salvação. Por isso, o caminho seguro para o céu é buscar a ajuda de Jesus, arrependendo-se de todos os pecados e crendo nele. Pois só Jesus dá essa garantia: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.
Oremos: Amoroso Deus, muito obrigado porque nos revelaste o caminho seguro para o céu, por meio de Jesus. Amém.