Para: sexta-feira, 8 de julho de 2022
Texto: Isaías 55.10-13
“Assim também é a minha palavra: ela não volta para mim sem nada, mas faz o que me agrada fazer e realiza tudo o que eu prometo.” (Is 55.11)
A chuva e a neve são elementos da natureza criados por Deus para garantia do sustento de todos. Elas molham a terra que, no tempo certo, produz o alimento necessário para a vida. Isso ocorre regularmente, com certa eficácia, apesar do pecado que teve seu impacto negativo sobre o ciclo de cada estação do ano.
Assim como ocorre com a criação, que está sob o controle de Deus, assim também a Palavra de Deus é eficaz. Ela se cumpriu e se cumprirá em tudo o que Deus prometeu. Isaías foi enviado para anunciar a libertação do povo do exílio babilônico. E isso só aconteceu cerca de 280 anos após o tempo de vida do profeta. Interessante que ele anunciou isso antes mesmo de ter ocorrido a destruição de Jerusalém e a deportação das pessoas para a Babilônia.
A Palavra de Deus é eficaz. Ela se cumpriu na vinda do Filho de Deus ao mundo, na cruz, na ressurreição e na sua ascensão. Jesus fez tudo o que era necessário, de forma eficaz e permanente, para nos unir com Deus. Por isso, temos perdão de pecados, paz e reconciliação com Deus, para vivermos em união com ele no mundo.
A Palavra de Deus é eficaz. Ela se cumprirá ainda quando Jesus vier em sua glória. Então nós, cristãos, e o universo seremos resgatados do cativeiro em que nos encontramos agora. Aqui ainda há imperfeição, pecados e culpa, sofrimentos e morte. Quando ele vier, isso desaparecerá e tudo será transformado, novo e perfeito.
De forma poética o profeta usa a natureza para expressar a perfeita alegria que haverá quando a Palavra de Deus se cumprir: “As montanhas e os morros cantarão de alegria” (Is 55.12). Confie, pois a Palavra de Deus é eficaz!
Oremos: Amado Pai, agradecemos pela Palavra eficaz e confortadora que nos deste para nosso consolo e paz. Fortalece a nossa fé e enche-nos de alegria, enquanto, guiados por ela, esperamos a vinda de Cristo. Amém.