Para: domingo, 10 de julho de 2022
Texto: Mateus 13.1-9,18-23
“Jesus usou parábolas para ensinar muitas coisas. Ele disse: — Escutem! Certo homem saiu para semear.” (Mt 13.3)
Há situações em que parece que nossos planos resultarão em grande fracasso. Na igreja, igualmente, vemos pouco ou nenhum resultado do trabalho. Abandonamos uma ideia ou um projeto, porque não funcionará. Ouvimos aquelas famosas frases: “Isso não dará certo”. Pastores desanimam e líderes desistem, contaminados pela dúvida.
Jesus revela, porém, que com ele sempre dá certo. O evangelho sempre produz para o Reino de Deus. O seu efeito nem sempre é imediato ou mensurável em estatísticas, contudo, é garantido. Jesus fala do resultado da sua própria obra e do ministério da pregação. Aquilo que foi começado por Deus, só pode ser bem-sucedido. Para ilustrar isso, Jesus usou a parábola do semeador: “Escutem! Certo homem saiu para semear” (Mt 13.3).
Na parábola, o semeador lançava a semente no solo e depois virava tudo com o arado. Nesse sistema, era possível haver perdas. Mas, ao comparar a semente à Palavra de Deus, apesar dos diferentes tipos de solo, o resultado é certo. O poder para produzir não está no solo em si, nem nos ouvintes, mas no evangelho, “pois ele é o poder de Deus para salvar todos os que creem” (Rm 1.16).
Tudo está fundamentado na pessoa e obra de Jesus. Jesus é o verdadeiro Deus que se tornou um ser humano e, por nós, sofreu e morreu, pagando por nossos pecados. Ele ressuscitou dentre os mortos, sendo isso a garantia de que o plano de salvação eterna, idealizado por Deus para todos, dará certo.
Essa parábola também oferece uma garantia de que “dá certo” para nós, quando nos encontramos sobrecarregados com pecados e culpa. O perdão e a salvação estão garantidos por Jesus. Ele fez tudo o que era necessário para nos salvar e nos dar o seu reino. Com Jesus sempre dá certo!
Oremos: Amado Pai, fortalece a nossa fé e aumenta a nossa esperança em Jesus, para certeza do perdão e da salvação. Amém.