Para: sexta-feira, 19 de agosto de 2022
Texto: Isaías 51.1-6
“Escute, meu povo, dê atenção ao que eu vou dizer: Vou dar as minhas leis às nações, e os meus mandamentos serão uma luz para os povos.” (Is 51.4)
Quando compramos um produto eletrônico ou eletrodoméstico, recebemos do fabricante uma garantia contra defeitos de fabricação por um determinado período. Há lojas que vendem uma garantia estendida para um tempo ainda maior ao consumidor. Tudo isso para evitar aborrecimentos futuros e trazer mais confiabilidade e segurança.
Deus também deu garantias ao seu povo. Quando ele pediu que prestassem atenção nas suas palavras em Isaías 51, ele usou os verbos: “escutem… lembrem… pensem…”. Deus pediu que as pessoas se lembrassem de onde elas vieram e de tudo o que ele havia feito para ajudá-las ao longo da história. Lembrou a elas do que ele havia feito na vida de Abraão e Sara e de que poderiam confiar nele, porque ele é a garantia para suas vidas. Mais adiante, ele completou: “Vou dar as minhas leis às nações, e os meus mandamentos serão uma luz para os povos” (Is 51.4).
Assim, Deus oferece a garantia total para nós hoje, para os nossos defeitos. Sua Palavra, que é muito mais do que leis e proibições, é instrução e ensino para nós, é revelação para guiar e conduzir nossa vida.
Hoje sabemos que essa garantia é Jesus. Jesus é a garantia para uma vida justa e aceita por Deus, para uma vida perdoada e resgatada por ele.
Deus nos aceita porque nossa garantia não está em nós, não é de fábrica e muito menos comprada e estendida por nós mesmos. Nossa garantia está no Salvador Jesus, que pagou na cruz pelos nossos defeitos e pecados, que nos refez na ressurreição e que nos revestiu no batismo. Em Cristo, a garantia é total.
Oremos: Querido Jesus, obrigado por iluminares nossa vida, por nos mostrares que a tua garantia é maior do que tudo aquilo em que nós poderíamos confiar. Ajuda-nos a confiar em ti para nossa salvação. Em teu nome. Amém.