Para: domingo, 21 de agosto de 2022
Texto: Mateus 16.13-20
“O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo.” (Mt 16.16)
Você já parou para pensar sobre como você enxerga Jesus, quem ele é para você, e como você testemunha sobre ele durante a sua vida? Esse exame de consciência é importante para saber quem Jesus não é, e principalmente quem ele é. Jesus perguntou aos seus discípulos sobre quem o povo dizia que ele era. Depois de ouvir as respostas, a pergunta foi diretamente aos discípulos: E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? O apóstolo Pedro prontamente respondeu: “O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mt 16.16).
Num mundo em que tudo é relativo, inclusive a fé, responder que o único Salvador é Jesus pode soar estranho aos ouvidos de muitos. A questão é que saber quem é Jesus faz diferença para a vida inteira daquele que crê nele como único e suficiente Salvador. Por isso é importante saber também o que Jesus não é. Ele não é apenas um grande líder, ou um grande exemplo de homem. Jesus não é apenas um milagreiro, ou ainda um gênio da lâmpada que atende aos nossos desejos quando determinamos. Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. É o Messias que o Pai prometeu para trazer o ser humano pecador de volta a Deus. Jesus é aquele que carregou nos seus ombros o pecado do mundo inteiro ao se deixar pendurar na cruz do Calvário, pagando com seu sangue derramado o preço pelo seu e o meu pecado.
Muitos ainda não conhecem o verdadeiro Jesus, o Filho do Deus vivo. Por isso, nossa missão é confessar e testemunhar ao mundo sobre quem é Jesus, o verdadeiro Salvador. Nosso testemunho pode ser por palavras, ações e uma vida de fé ativa no amor de Cristo. Nossa confissão de que Jesus é o nosso Salvador nos consola com a certeza da vida eterna no céu.
Oremos: Senhor Jesus, obrigado por seres o nosso Salvador, o Filho do Deus vivo. Envia-nos o Espírito Santo, para que possamos confessar e testemunhar a todo o mundo que tu és o caminho, a verdade e a vida. Amém.