No dia 18 de julho, o pastor da Hora Luterana, Mário Rafael Yudi Fukue, iniciou os seus trabalhos na organização. Logo em sua primeira semana, uma viagem marcou o seu primeiro trabalho de representação, no curso “Imersão na Missão Urbana – IMU”, realizado entre os dias 20 a 26 de julho e organizado pelo Centro de Treinamento Missionário Pr. Nestor Welzel, de Copacabana, RJ, e pelo Distrito Rio de Janeiro da Igreja Evangélica Luterana do Brasil.
Leia, no depoimento do pastor Rafael, como tudo foi realizado no evento, abaixo:
“Orar pela paz da cidade (Jr 29) é um desafio que vai além de meros pedidos de intercessão. Nessa oração prometemos agir em favor da cidade, que muitas vezes nos confronta e ameaça. Também nos comprometemos com aqueles que vivem o desafio de sobreviver em ambientes hostis. A Imersão em Missão Urbana, promovida pelo Centro de Treinamento Missionário Pr. Nestor Welzel, pelas Igrejas Luteranas de Tijuca e Copacabana e pelo Distrito Luterano do Rio de Janeiro, ofereceu um mergulho controlado em teoria e prática dos desafios de evangelizar na cidade grande.
Como pastor da Hora Luterana, estive presente entre 21 e 22 de julho, palestrando sobre “Cristo, Cultura e Comunicação Performativa”. Nesses dias, visitamos três trabalhos missionários. Conhecemos o trabalho do escritório carioca da Sociedade Bíblica do Brasil, responsável por difundir a Palavra de Deus na cidade maravilhosa. Depois fomos à Casa Cruzeiro, um centro comunitário centralizado no evangelho que tem como objetivo servir integralmente a comunidade do Morro da Providência no Rio de Janeiro. E, por fim, conhecemos a atuação da Igreja Luterana de Nova Iguaçu, que levou apoio emergencial aos moradores da cidade afetados pelas enchentes deste ano.
Eu me despedi dos 12 alunos do Seminário Concórdia, dos pastores do RJ e de outros participantes na sexta-feira, 22 de julho, mas a Imersão em Missão Urbana continuou até 26 de julho. Um termo que resume tudo que vivi nesses breves dias da minha participação é “o Evangelho é imparável”, dito pelo dr. John Mesmann, pastor emérito da Igreja Luterana do Sínodo de Missouri (LCMS). Realmente, na cidade vemos diversos desafios, mas nada é capaz de parar a pregação do evangelho. Quando oramos pela paz na cidade (Jr 29), nos comprometemos a fazer de nossas vidas um sacrifício vivo que testemunha esse evangelho (Rm 12.1)”.