Para: sábado, 03 de setembro de 2022
Texto: Romanos 13.1-7
“Obedeçam às autoridades, todos vocês. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por ele.” (Rm 13.1)
Desde pequenos, lidamos com autoridades. Aprendemos a ouvir e obedecer no lar. Na escola, exercitamos o que a família ensinou. E esse respeito torna-se base importante para toda a vida em sociedade. Onde o respeito não existe a vida torna-se bastante difícil.
Por outro lado, também nos deparamos com situações em que as autoridades se mostram questionáveis. Pais são imperfeitos e, muitas vezes, incoerentes, assim como professores e outros líderes. E nós também aprendemos, com o tempo, que não somos tão melhores assim.
O apóstolo Paulo ensina o seguinte: “Obedeçam às autoridades, todos vocês. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por ele” (Rm 13.1). No mesmo trecho da Bíblia, ele ressalta que isso deve ser feito não somente por medo do castigo, mas por dever de consciência.
Hoje vivemos em um regime político diferente daquele em que os cristãos romanos viviam. Em alguns aspectos, o que chamamos de democracia evoluiu muito. Em outros, nem tanto. Mas o respeito continua a ser necessário, especialmente quando nossa consciência está tomada pela fé em Cristo. Ele foi obediente em tudo. Ele confiou no juízo de Deus e nos seus planos. Mas, é claro, não deixou de falar contra a injustiça e a hipocrisia, especialmente dos que exerciam autoridade religiosa.
Como podemos equilibrar obediência e respeito com os outros valores em nossa consciência? Está escrito: “Não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. Quem ama os outros está obedecendo à lei” (Rm 13.8).
Oremos: Bondoso Deus, ajuda-me a ser um bom exemplo de cidadão neste mundo enquanto aguardo a vinda do teu Reino definitivo. Mas, acima de tudo, não deixes que falte o teu amor em meu coração. Em nome de Jesus. Amém.