Para: quinta-feira, 10 de novembro de 2022
Texto: Salmo 90.13-17
“Derrama sobre nós as tuas bênçãos, ó Senhor, nosso Deus! Dá-nos sucesso em tudo o que fizermos; sim, dá-nos sucesso em tudo.” (Sl 90.17)
Alguém escreveu, com razão, que a Bíblia é um livro realista. Não mascara os fatos da vida. Não engana, dizendo que tudo está bem. Não se limita a trazer um quadro cor-de-rosa das coisas. Quem lê o Salmo 90 concorda com isso. É um Salmo que costuma ser lido em sepultamentos. No Salmo 90 lamentamos diante de Deus, apresentando as nossas queixas, dizendo: “Tu acabas com a vida das pessoas; elas não duram mais do que um sonho”. Confessamos diante de Deus: “Tu pões as nossas maldades diante de ti e examinas os nossos pecados secretos”. Declaramos que chegar a setenta anos de vida é alcançar a “idade bíblica”, e que só os mais fortes chegam aos oitenta. Mas sabemos que “esses anos só trazem canseira e aflições. A vida passa logo, e nós desaparecemos” (Sl 90.5, 8, 10).
Parece uma visão pessimista da vida, mas é, acima de tudo, uma visão realista. A chegada do final do ano nos convida a fazer esse tipo de reflexão. No entanto, o Salmo 90 não termina com reclamações. Termina com súplicas. “Olha de novo para nós, ó Deus! Tem compaixão dos teus servos”. E a grande surpresa aparece bem ao final. Ali nós pedimos: “Derrama sobre nós as tuas bênçãos, ó Senhor, nosso Deus! Dá-nos sucesso em tudo o que fizermos! Sim, dá-nos sucesso em tudo” (Sl 90.13, 17).
O quê? Sucesso em tudo? Mas não está tudo indo para o fim? Não é fato que o fim do mundo se aproxima? Não é fato que podemos morrer a qualquer momento? Sim, é verdade. Essa é a nossa vida. Mas também é, como dizemos, “vida que segue, sob a bênção de Deus”. Como povo de Deus, aceitos por Deus em Jesus, não caímos em desespero. Sabemos que a compaixão de Deus vence a sua ira. Confiamos no glorioso poder do sacrifício de Jesus, que nos dá o perdão, e vivemos, dia a dia, contando com a bênção de Deus.
Oremos: Senhor Deus, obrigado por nos dares uma visão realista da vida. Obrigado pelo perdão e a salvação em Jesus. Dá-nos a tua bênção hoje. Amém.