Para: terça-feira, 6 de dezembro de 2022
Texto: Isaías 61.1-4
“O Senhor Deus me deu o seu Espírito, pois ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres. Ele me enviou para animar os aflitos, para anunciar a libertação aos escravos e a liberdade para os que estão na prisão.” (Is 61.1)
Somos surpreendidos com matérias publicitárias ou notícias nos meios de comunicação anunciando alguma novidade ou grande lançamento. Dentre os produtos anunciados, há aqueles caríssimos, acessíveis apenas a uma pequena parcela de nossa sociedade. Quando vemos um anúncio desses, uma ideia nos vem à mente: isso não é para qualquer um! É triste ver como a sociedade consumista se move pela ânsia da novidade e do desejo de ter algo único, que ninguém mais tenha.
Ao contrário das ofertas citadas, há um anúncio maravilhoso feito por Deus ao povo de Israel, extensivo a todos os povos do mundo. O profeta Isaías disse: “O Senhor Deus me deu o seu Espírito, pois ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres. Ele me enviou para animar os aflitos, para anunciar a libertação aos escravos e a liberdade para os que estão na prisão” (Is 61.1). Diferentemente dos anúncios humanos, Deus enviou ao mundo seu filho Jesus que dá, de graça, justiça e dignidade a todo aquele que crê. E esse anúncio é de alegria para todos, não exclui ninguém. Não há dinheiro ou riqueza humana que possa pagá-lo, é dado gratuitamente.
Isaías mostra que a luta por vida digna, justiça, fim da exploração do semelhante é própria da ação cristã na sociedade. Mas, o advento de Jesus, a sua vida, aponta além, para uma libertação completa, definitiva e eterna. Sem abrir mão da atuação pelo bem-estar do próximo, o cristão olha o horizonte esperando a volta de Jesus. Ele virá julgar o mundo e buscar os que creem. Aproveite o Advento para anunciar àqueles que ainda não conhecem esse maravilhoso anúncio de Deus à humanidade. É graça.
Oremos: Amado Pai, agradecemos-te por nos fazeres crer em Jesus. Dá-nos teu Espírito Santo para que, através de nosso testemunho, mais pessoas possam vir a crer em teu Filho e receber os benefícios de sua vinda. Amém.