Para: domingo, 11 de dezembro de 2022
Texto: João 1.19-28
“Eu não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele.” (Jo 1.27)
Você já percebeu quantas vezes temos de responder à pergunta: “Quem é você?” E a resposta que damos depende do contexto em que nos encontramos. Se estamos passando pela alfândega de um país, respondemos a essa pergunta mostrando o nosso passaporte ou algum outro documento. Se estamos em uma entrevista de emprego, respondemos falando de nossa formação acadêmica, de nossas habilidades e experiência profissional. Mas, quem nós somos realmente?
No Evangelho de João, no primeiro capítulo, uma comissão de notáveis foi até João Batista com esta pergunta: “Quem é você?” A pergunta era cheia de segundas intenções. João não estava numa situação fácil com essa pergunta. Ele começou respondendo quem ele não era. E depois, ele, de certa forma, disse o seguinte: “Quem eu sou não é importante. Mais importante do que saber quem eu sou é saber quem é Jesus”. E afirmou: “Ele vem depois de mim, mas eu não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele” (Jo 1.27).
Eu não sou importante. Importante é saber quem é Jesus. Que lição aprendemos com João Batista! Nós não somos importantes. Importante é saber quem é Jesus. No mundo em que vivemos, as pessoas gostam de mostrar sua importância. Em muitos cargos, a pompa e a circunstância ocupam papel importante. Mas quando nos colocamos diante de Jesus, tudo isso é vaidade. Jesus é maior do que tudo isso e é maior do que todos nós. De Jesus recebemos a vida e a salvação. Pode haver alguém mais importante?
A lição de vida que esse texto bíblico nos traz é extraordinária. O que importa é Jesus. Se estamos com ele, estamos bem. Ele tem valor e nos dá valor. Ele é nosso Deus e Salvador.
Oremos: Deus, coloco-me diante de ti pedindo que sempre me lembres da tua bondade e do teu amor. Não permitas que o orgulho tome conta da minha vida. Se estou contigo, tenho tudo o que necessito. Fica sempre comigo. Por Jesus. Amém.