Para: segunda-feira, 12 de dezembro de 2022
Texto: Lucas 1.46-55
“Pois ele lembrou de mim.” (Lc 1.48)
Para que direção Deus olha? Sabemos que ele não olha para cima, pois não há ninguém acima dele. Ele é o Senhor dos senhores, o Deus Altíssimo que habita em luz inacessível. Também sabemos que ele não olha para o lado, pois não há ninguém que se iguale a ele. Ele é o Supremo Criador e tudo o mais que existe é fruto de sua obra criadora. Não há nada que se compare a ele, nem mesmo os anjos celestiais. Então, para onde Deus olha?
A resposta é simples, mas, ao mesmo tempo, de grande importância: Deus olha para baixo. Mas esse olhar de Deus para baixo não é um olhar de desdém, de desprezo, de orgulho, como muitas vezes é o olhar humano. Muito pelo contrário, é um olhar de amor, graça e compaixão. Quem também nos ensina sobre isso é Maria, a mãe de Jesus. A história registrada por Lucas nos conta que, logo depois de ter recebido a notícia de que estava grávida do Salvador, Maria entoou um belo hino de louvor. As suas palavras anunciam a grandeza de Deus que, mesmo habitando em luz inacessível, se lembrou de Maria, sua humilde serva e, em sua graça, a exaltou, de maneira que ela é conhecida como “mulher abençoada”.
É através do fruto do ventre de Maria que Deus, de sua suprema grandeza, olha para todos nós e, cheio de graça, nos abençoa. Sim, pois é o filho de Maria, o menino Jesus, o Deus encarnado, que carrega em si a salvação do mundo inteiro. Em Jesus, o próprio Deus se abaixa ao se tornar como um de nós e, dessa maneira, nos eleva para os braços do Pai. Lembre-se: é assim que Deus, lá de cima, olha para você também. Neste Natal e por toda a sua vida guarde essa certeza no seu coração: Deus se lembra de você e olha para você com amor e graça.
Oremos: Querido Deus, quão maravilhoso é saber que teus olhos repousam em mim e que em Jesus tu me perdoas, iluminas e guias. Fortalece essa fé em meu coração. Amém.