Para: quarta-feira, 14 de dezembro de 2022
Texto: Romanos 16.17-20
“E Deus, a nossa fonte de paz, logo esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês.” (Rm 16.20)
Muitos gostam de assistir a filmes de terror em que o Diabo é exorcizado com longos rituais e muita luta. Pode até ser empolgante e vender muita bilheteria no cinema, mas a Bíblia mostra que essa não é a melhor forma de combater o Diabo. Em sua Carta aos Romanos, capítulo 16, o apóstolo Paulo mostra o melhor caminho para vencer o inimigo.
Em primeiro lugar, não somos nós que lutamos ou vencemos Satanás. Não. Ele é muito mais poderoso do que nós e nossos rituais. A vida definitivamente não é um filme de Hollywood. Paulo escreveu: “E Deus, a nossa fonte de paz, logo esmagará Satanás” (Rm 16.20). A luta é de Deus. Mas, como ele faz isso? – você pode estar se perguntando. Deus deu a dica já em Gênesis, capítulo 3, ao dizer que o descendente de Eva esmagaria a cabeça da serpente, isto é, do Diabo. Jesus, filho de Maria e descendente de Eva, esmagou Satanás ao morrer na cruz em nosso lugar. Na cruz, Jesus, verdadeiro Deus, filho do Pai, venceu o Diabo.
A partir da ação de Cristo, por meio da fé que ele mesmo nos concede, nós somos capazes de seguir o conselho de Paulo para não deixar Satanás nos influenciar. No texto da epístola aos Romanos, capítulo 16, Paulo menciona especialmente a vontade de causar divisões como tentação que vem do inimigo. O apóstolo diz que pessoas que causam divisão não estão servindo a Cristo, mas a si mesmas. De fato, o egoísmo e egocentrismo são os terrores da vida. E a única forma de exorcizar esses males é fazer igual Paulo: ser fiel ao evangelho de Cristo e deixar Deus lutar contra o Diabo em nosso lugar.
Oremos: Querido Deus, graças te damos por lutares contra o Diabo em nosso favor. Contemplamos na cruz, teu Filho, por nós pregado e nos alegramos pela certeza da ressurreição de Jesus. Concede-nos humildade e amor para sermos fiéis ao evangelho que nos foi entregue. Por Jesus. Amém.