Publicado em: 18 de dezembro de 2022
Deus nos dá desafios 

Para: domingo, 18 de dezembro de 2022
Texto: Lucas 1.26-38  

“Eu sou uma serva de Deus.” (Lc 1.38) 

Estamos perto do Natal e podemos refletir sobre um dos momentos mais lindos dessa história. De acordo com o evangelista Lucas, o anjo Gabriel foi até a cidade de Nazaré e falou com Maria, revelando que ela seria a mãe do Salvador tão aguardado pela humanidade. 

Pense no susto que Maria teve e o esforço do anjo em acalmá-la. Deus estava lhe dando um privilégio. Que honra é para nós quando Deus nos desafia a enfrentar situações especiais ou complicadas. 

No relato de Lucas, a impossibilidade humana chama a atenção. Maria, apesar de ter o casamento com José já previsto, era virgem. E o anjo explicou para ela o milagre especial da concepção que ocorreria no seu ventre. Se há situações impossíveis para nós, isso não se relaciona com Deus. É impossível? Não para Deus. Foi isso o que o anjo explicou para Maria. 

E, no final do texto, que reação impressionante vemos de Maria. Ela disse: “Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!” (Lc 1.38). Ela é serva do Senhor, parceira, cooperadora. Quanta dificuldade Maria enfrentaria, quanta dor ao ver o sofrimento do seu querido filho Jesus! Mas Deus a ajudou para desempenhar tão bem o que lhe era esperado nessa história.  

Um pouco depois dessa revelação do anjo, temos o registro do cântico de Maria. Isso nos ajuda a entender a sua reação diante das palavras do anjo. Aquela mocinha tinha um profundo conhecimento da Palavra de Deus e de como ele agiu na história a favor do seu povo. Que dica maravilhosa: conhecer a Deus, ter um relacionamento próximo com ele, nos ajuda a sermos seus servos e a assumir seus desafios. 

Oremos: Querido Deus, obrigado por nos contares como Maria colocou-se como serva e foi uma cooperadora tua ao ser a mãe de Jesus. Desafia-nos e ajuda-nos a sermos teus parceiros no teu objetivo amoroso de salvar a humanidade. Por Jesus. Amém.