Por que existem o sofrimento e o mau, se Deus é bom? – esse é um dos dilemas mais debatidos no Cristianismo. Diante do câncer de crianças e das mortes no último ciclone, não é absurdo pensar como o profeta Jeremias, que clamou: “Senhor, tu me enganaste”. Em uma cultura que interpreta o lamento como fraqueza ou “mimimi”, Jeremias seria classificado como “chorão” ou “nutella”. No entanto, é mais do que necessário dar lugar às lamentações em nossas vidas – chorar pela dor e derramar lágrimas pelas perdas. Quando sofremos, nossa boca pode até exigir respostas de Deus, mas o nosso espírito só precisa da companhia de Deus, que tem o poder de nos devolver o ânimo. Assim, quando você lamentar, Deus não prestará contas dos acontecimentos ruins de sua vida, mas ele responderá com a presença dele. Dessa forma, você poderá afirmar com o profeta Jeremias: “Mas tu, ó SENHOR, estás comigo e és forte e poderoso” (Jr 20.11).
Oração: Querido Deus, por que sofremos? Recebe meu lamento como um pedido de ajuda e socorre-me. Em nome de Jesus. Amém.
Leia em sua Bíblia Jeremias 20 – Compartilhe #Horaluterana
“Valorização da Vida” é o tema do estudo bíblico do programa “O Caminho” de hoje. O pastor Rafael Fukue aguarda você, às 20h, no link: