Para: quinta-feira, 02 de janeiro de 2025
Texto: Salmo 93
“O Senhor reina no céu com poder. A sua força é maior do que a fúria do oceano e mais poderosa do que as ondas do mar.” (Sl 93.4)
Quando uma pessoa é curada de uma doença grave ou preservada de um acidente ou catástrofe natural, geralmente se ouve a expressão: “Graças a Deus!” Hoje é o chamado Dia de Ação de Graças. É um dia especial para refletirmos sobre a vida e agradecer por ela.
Para essa reflexão, o Salmo 93 nos convida a sermos gratos com respeito ao poder absoluto que Deus tem sobre as coisas que saem do nosso controle humano. O contraste entre o reinado inabalável de Deus e a “fúria do oceano” exemplifica isso: “O Senhor reina no céu com poder. A sua força é maior do que a fúria do oceano e mais poderosa do que as ondas do mar” (Sl 93.4).
Um exemplo dessa força se vê na história da vida de Jesus. Certa vez ele estava num barco com seus discípulos, quando uma forte tempestade os atingiu. Enquanto os discípulos estavam apavorados, Jesus dormia tranquilamente. Ao ser acordado aos gritos de “Socorro, Senhor!” Jesus “se levantou, falou duro com o vento e com as ondas, e tudo ficou calmo” (Mt 8.25-26). O contraste aqui é entre o ser humano frágil, falho e sem controle sobre situações difíceis e o Deus Filho, que tem todo poder para nos socorrer. “Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?!” (Mt 8.27) – perguntaram os discípulos. Sua história mostra que ele é Deus e Rei que veio para nos socorrer.
Mesmo sendo Rei, Jesus escolheu a cruz como trono. Ali ele morreu em lugar do ser humano. Mas o poder do Rei está acima do poder da morte. Ele ressuscitou e agora reina para sempre.
Por isso, hoje é dia de agradecer pelo Rei Jesus e pelo seu poder, que nos socorre diante das situações em que nada podemos fazer. Graças a Deus!
Oremos: Bondoso Rei Jesus, sou grato pelo teu poder, que venceu a morte e sempre pode me socorrer. Obrigado pelo perdão de pecados e por todas as bênçãos a cada dia. Amém.