Publicado em: 04 de janeiro de 2025
Aquele que é, era e há de vir

Para: sábado, 04 de janeiro de 2025

Texto: Apocalipse 1.4-8

“Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que é, que era e que há de vir.” (Ap 1.8)

Um detalhe muito importante chama a atenção no último livro da Bíblia. Esta revelação foi dada em visão por Deus, revelada por Jesus Cristo, trazida pelo anjo, testemunhada e descrita por João, na ilha de Patmos. É uma declaração sobre a essência e duas das mais importantes qualidades de Deus. Assim está escrito: “Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que é, que era e que há de vir” (Ap 1.8). Alfa e Ômega são a primeira e a última letras do alfabeto grego. Nesse caso, ao se declarar como “Alfa e Ômega”, Deus está dizendo que ele é quem ele é, sem início ou fim.

Isso está em conexão com a passagem bíblica do Antigo Testamento no livro de Êxodo, capítulo 3, versículo 14, quando Deus revelou sobre si mesmo e seu nome dizendo: “EU SOU QUEM SOU”. Deus, em sua completude, é Senhor do tempo: o primeiro e o último, o princípio e o fim; aquele “que é, que era e que há de vir”, soberano sobre o presente, passado e futuro. Ele é eterno e onipotente! Dessa maneira, através de sua Palavra, Deus se revelou e se deu a conhecer a todos.

Jesus vem! Ele é eterno e onipotente! É muito consolador crer no evangelho que “é o poder de Deus para salvar todos os que creem” (Rm 1.16). É muito confortador saber que “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre” (Hb 13.8). É muito importante e maravilhoso sabermos que, por meio de Cristo Jesus, “essas bênçãos são para vocês que, por meio da fé, são guardados pelo poder de Deus para a salvação que está pronta para ser revelada no fim dos tempos” (1Pe 1.5). Essa revelação divina nos traz paz, amor, fé e esperança.

Oremos: Ao Senhor Deus Todo-Poderoso, aquele que é, que era e que há de vir, sejam dadas toda glória, honra e louvor, hoje e sempre. Vem, Senhor Jesus, guarda-nos de todo mal e mantém-nos firmes na fé até o fim. Amém.