Publicado em: 05 de janeiro de 2025
Vigilantes e alertas

Para: domingo, 05 de janeiro de 2025

Texto: Marcos 13.32-37

“Vigiem e fiquem alertas!” (Mc 13.33)

Os dados estatísticos dos últimos anos, coletados e publicados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontam que a expectativa de vida do brasileiro aumentou. Um dos fatores diretamente relacionados a esse aumento de longevidade é a prática da chamada “medicina preventiva”, que busca evitar o desenvolvimento de inúmeras doenças, reduzir o impacto das enfermidades na saúde das pessoas e melhorar a qualidade de vida de pacientes em tratamento. Por isso, é fundamental estarmos atentos ao acompanhamento e prevenção da saúde desde os primeiros anos de vida. Infelizmente, muitas pessoas buscam auxílio médico apenas quando já estão padecendo com certas doenças que poderiam ter sido evitadas.

Para uma vida cristã saudável e de qualidade, precisamos estar atentos e vigilantes em relação à nossa boa saúde espiritual para que não tenhamos uma surpresa desagradável. No capítulo 13 do Evangelho de Marcos, ao tratar sobre a sua vinda, Jesus disse: “Vigiem e fiquem alertas!” (Mc 13.33). E depois ainda repetiu: “Fiquem vigiando!” (Mc 13.37). A atenção e prevenção, aqui, nesse caso, são determinantes, pois o destino é a eternidade. Precisamos agir preventivamente, pois Jesus Cristo nos ama e quer nos ver bem e espiritualmente saudáveis para sempre.

Como medidas de saúde espiritual preventiva, ele nos deu a fé e, em seu grande amor, trouxe-nos perdão, paz, vida e salvação. Obtemos saúde espiritual ao nos alimentarmos da Palavra de Deus. Preparados desde o batismo, aguardamos a sua vinda seja quando for, vivendo em paz e alegria com Deus.

Oremos: Senhor Jesus, mantém-nos firmes na expectativa de tua vinda e fiéis a ti, atentos, alertas, vigilantes e preparados a fim de que possamos viver juntos a eternidade. Amém.