Para: segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Texto: João 1.29-34
“No dia seguinte, João viu Jesus vindo na direção dele.” (Jo 1.29)
O quarto Evangelho da Bíblia possui uma curiosidade: há um João falando de outro João. João Evangelista, autor do livro, escreve sobre João Batista, que também é chamado de “precursor” por preparar “o caminho para o Senhor” Jesus (Mc 1.3), cumprindo uma profecia de Isaías. A voz profética, que estava calada há tempos, tornou a ser ouvida na pregação de João Batista. Sua mensagem principal era: “Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto!” (Mt 3.2).
Ele foi implacável em sua pregação, denunciando o pecado das pessoas, independentemente do quanto isso lhe custava. Em sua humildade, João via-se apenas como uma voz que chama as pessoas ao arrependimento e ao batismo. Assim, ele desejava que as pessoas se preparassem para a chegada do Messias, sobre o qual ele falou: “Depois de mim vem um homem que é mais importante do que eu, pois antes de eu nascer ele já existia” (Jo 1.30).
Muitos responderam ao apelo de João Batista e, arrependidos, confessaram seus pecados, foram batizados e alegraram-se quando João direcionou-os a Jesus, dizendo: “Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1.29).
Para que a obra de Jesus tenha valor para nós, precisamos confessar os nossos pecados e reconhecer que, sem Jesus, estamos condenados. O “arrependei-vos” de João Batista é o apelo que precisamos ouvir. Só assim conseguimos reconhecer que Cristo é o único que pode nos salvar e nos reconciliar com o Pai, refletindo em nossa vida o que ele mesmo afirmou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar ao Pai a não ser por mim” (Jo 14.6). Creiamos no Salvador que veio para nos resgatar das trevas para a maravilhosa luz, fazendo-nos bem-aventurados por toda a eternidade.
Oremos: Senhor Deus, pelo poder de teu Espírito, conduz-me ao arrependimento. E por graça e amor do Salvador Jesus Cristo, perdoa-me e salva-me. Amém.