Publicado em: 16 de janeiro de 2025
Deus sempre presente

Para: quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Texto: Salmo 139.1-10

“Para onde posso fugir da tua presença? Se eu subir ao céu, tu lá estás.” (Sl 139.7-8)

“Onde está Deus? Onde posso encontrá-lo?” Por força da razão, ninguém consegue conhecer a Deus. Sozinho, o cético – aquele que não crê – seguirá tateando no escuro e perecerá em suas dúvidas. Somente a partir da revelação de Deus, as pessoas podem conhecê-lo.

Com simplicidade, Davi responde sobre a presença de Deus no Salmo 139: “Para onde posso fugir da tua presença? Se eu subir ao céu, tu lá estás; se descer ao mundo dos mortos, lá estás também” (Sl 139.7-8). Com essas palavras, Davi aponta para os atributos de Deus: ele sabe tudo, tem todo o poder e está em todos os locais. O Salmo 139 consola seus leitores falando da presença poderosa de Deus na vida de quem o ama.

Davi testemunhou isso em sua vida em diversos momentos: quando foi ungido rei por Samuel; quando foi protegido das investidas do rei Saul e de Absalão, seu filho rebelde. Davi também presenciou a ação de Deus quando foi repreendido pelo profeta Natã após ter pecado com Bate-Seba. Em todos esses momentos, Deus se manifestou a Davi, ora com seu poder, ora com sua misericórdia.

Há poucos dias, celebramos o nascimento de Jesus, chamado de Emanuel, que significa “Deus conosco”. A presença de Jesus na história e em nossa vida mostra a decisão amorosa de Deus de nos reaproximar dele. Sem Jesus, estaríamos longe de Deus e afastados do seu amor. Mas, por causa de Cristo, podemos ser chamados de filhos de Deus.

Vivemos uma época do ano que a Igreja Cristã chama de Epifania, que se refere à revelação de Jesus aos magos do Oriente, que não eram judeus. A Epifania revela que o Deus de amor quer estar presente na vida de todas as pessoas, sem distinção. Reconheçamos a presença amorosa de Deus em nossa vida através de Jesus Cristo.

Oremos: Amado Pai, como é bom reconhecer a tua presença amorosa em nossa vida. Não permitas que nos afastemos de ti. Em Cristo. Amém.