Publicado em: 31 de janeiro de 2025
Deus promete um Salvador

Para: sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Texto: Deuteronômio 18.15-22

“Do meio deles escolherei para eles um profeta que será parecido com você. Darei a esse profeta a minha mensagem, e ele dirá ao povo tudo o que eu ordenar.” (Dt 18.18)

Um profeta tem o papel de conduzir o povo por meio da Palavra de Deus. Ele ensina, admoesta, orienta e acompanha o povo, tendo em vista a edificação necessária no dia a dia. Grandes homens de fé se levantaram no meio do povo de Israel com esse objetivo. Elias, Isaías e Jonas são alguns deles. 

O líder Moisés, já próximo do fim de sua vida, revelou ao povo que Deus enviaria outro grande profeta. Deus havia dito a ele: “Do meio deles escolherei para eles um profeta que será parecido com você. Darei a esse profeta a minha mensagem, e ele dirá ao povo tudo o que eu ordenar” (Dt 18.18). Ao mesmo tempo que sua profecia indicava a vinda de seus sucessores, ela também apontava para o maior de todos os profetas: Jesus, o Filho de Deus. Como um profeta, Jesus ensinou o povo. Mas ele foi muito além, realizando o que nenhum profeta poderia fazer: cumprir a promessa de Deus de salvar a todos de seus pecados.

Jesus assumiu a forma humana, nasceu neste mundo, ensinou, exortou, orientou, curou as pessoas e se entregou na cruz, derramando o seu sangue em sacrifício por nós. Por amor a todos nós, ele é o cumprimento da promessa de Deus.

Moisés foi escolhido por Deus para tirar o povo da escravidão do Egito e levá-lo à terra prometida, Canaã. Jesus, o Filho de Deus, veio ao mundo para nos livrar da escravidão do pecado e nos levar para a Canaã celeste, lugar onde todos os salvos irão habitar. 

Não tem como ouvirmos outra palavra, outra orientação. Neste momento, por exemplo, você está recebendo a boa notícia do amor de Cristo. Certamente, você compartilhará essa mensagem com seus amigos e familiares, para que conheçam as promessas de Deus e percebam o cuidado e amor dele por todos.

Oremos: Querido e gracioso Deus, os profetas anunciaram a tua Palavra. Jesus, o profeta maior, veio e me salvou. Como sou grato por tanto amor e misericórdia para comigo! Mantém-me firme até o fim. Amém.