Para: quinta-feira, 07 de fevereiro de 2025
Texto: Lucas 2.22-40 (Apresentação do Senhor)
“Naquele momento ela chegou e começou a louvar a Deus e a falar a respeito do menino para todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.” (Lc 2.38)
A população de idosos tem crescido no Brasil e no mundo. Uma grande parcela de idosos se mantém ativa e independente, enquanto outra parcela está confinada em casas geriátricas, alguns bem acomodados, outros “amontoados” em quartos coletivos.
O evangelista Lucas dá destaque a uma senhora idosa de 84 anos, viúva, chamada Ana. Diz que ela “nunca saía do pátio do Templo e adorava a Deus dia e noite, jejuando e fazendo orações” (Lc 2.37).
Feliz o idoso que encontra conforto e ânimo no ambiente da igreja! É ali que Deus nos fala de uma maneira bem especial, perdoando os nossos pecados e nos fortalecendo na fé por meio da sua Palavra, do sacramento e na comunhão dos irmãos. E quando as forças não permitem mais ir à igreja, a igreja vai até o idoso, levando a Palavra e o sacramento.
A atitude de Ana em frequentar religiosamente a casa de Deus deu-lhe um grande privilégio: ela viu o menino Jesus quando ele foi trazido por seus pais para ser apresentado no Templo, de acordo com as leis da época. “Naquele momento ela chegou e começou a louvar a Deus e a falar a respeito do menino para todos os que esperavam a libertação de Jerusalém” (Lc 2.38).
A sua fé foi revigorada e ela expressou sua esperança em louvores e em testemunho. Ela testemunhou aos que estavam por ali que Jesus é o Salvador, o libertador que tantos esperavam, de acordo com as profecias bíblicas.
O idoso, do alto da sua experiência e vivência, pode testemunhar a sua fé, começando com os de sua família: seus filhos e netos. Muitas vezes as gerações mais novas se afastam da igreja. É a oportunidade de os avós demonstrarem a sua fé e, por exemplo e palavras, testemunharem que Jesus é o Salvador.
Oremos: Protege, Senhor, os idosos; preserva-os na fé verdadeira e ajuda-os a serem testemunhas do teu amor em Cristo Jesus. Amém.