Para: sábado, 08 de fevereiro de 2025
Texto: 1Coríntios 9.16-27
“Assim eu me torno tudo para todos a fim de poder, de qualquer maneira possível, salvar alguns. Faço tudo isso por causa do evangelho a fim de tomar parte nas suas bênçãos.” (1Co 9.22-23)
Há um provérbio famoso que diz: “Ganha-se uma discussão, mas perde-se um amigo”. Ultimamente, isso tem se refletido principalmente no campo político e no campo religioso. Quantas amizades são estragadas por querermos impor nossa opinião? Quantos laços familiares são abalados por falta de flexibilidade de se aceitar a opinião do outro e de dar um tempo para reflexão?
O apóstolo Paulo foi o maior missionário que o mundo conheceu. Sendo judeu por parte da sua família, mas romano pelo lugar do seu nascimento, ele desfrutava de dupla cidadania. Isso lhe dava certas vantagens ao visitar diversas cidades e se confrontar com culturas e modos diferentes de vida.
Paulo sempre teve, por primeiro objetivo, proclamar Cristo, aonde quer que ele fosse. Ele observava o ambiente e procurava se adaptar à realidade o máximo possível. Ele afirma: “Assim eu me torno tudo para todos a fim de poder, de qualquer maneira possível, salvar alguns” (1Co 9.22). Ele abria mão de seus direitos e se adaptava à realidade local para não escandalizar ninguém; muito pelo contrário, ele fazia de tudo para levar alguém à fé em Cristo, sem discussões inúteis.
Nossas atitudes e palavras mostram o que se passa em nosso coração. Nossa maneira de reagir a provocações pode ser um bom ou um mau testemunho de nossa fé. Quando centralizamos nossa vida em Cristo, desejamos nos colocar no lugar do outro para evitar inimizades. Que possamos dizer como o apóstolo Paulo: “Faço tudo isso por causa do evangelho a fim de tomar parte nas suas bênçãos” (1Co 9.23).
Oremos: Senhor, ajuda-nos a testemunhar a nossa fé por palavras e por atitudes de vida. Que possamos nos colocar no lugar do outro e trazer muitos à fé em Jesus, amando as pessoas e sendo tolerantes com elas. Por Jesus. Amém.