Publicado em: 26 de fevereiro de 2025
O brilho do evangelho

Para: quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Texto: 2Coríntios 3.7-11

“Se o domínio da lei veio com tanta glória, quanto maior ainda é a glória que acompanha o domínio do Espírito de Deus!” (2Co 3.7-8)

O livro de Êxodo, no capítulo 4, retrata uma história curiosa e interessante. Cada vez que se encontrava com Deus, o rosto de Moisés ficava brilhando, contagiado pela glória e poder divinos. Essa história foi transmitida de geração a geração. O que será que pensavam as pessoas quando escutavam essa história de que ninguém podia olhar para Moisés?

O apóstolo Paulo, grande conhecedor do Antigo Testamento, aproveita a ilustração para falar sobre lei e evangelho. Sua vida religiosa começou com um forte apego à lei de Deus para agradar a Deus, de tal forma que passou a perseguir os primeiros cristãos. Mas quando Jesus apareceu a ele e o converteu, Paulo soube dar o verdadeiro equilíbrio para a lei e o evangelho.

O apóstolo Paulo afirmou: “Se o domínio da lei veio com tanta glória, quanto maior ainda é a glória que acompanha o domínio do Espírito de Deus!” (2Co 3.7-8). Ou seja, se a lei veio aos homens trazendo brilho e luz, muito mais gloriosa é a boa notícia de que Jesus nos traz perdão, paz e reconciliação com o Criador.

A lei, que mostra nosso estado de imperfeição e a consequente distância do Criador, causava um impacto visível no rosto de Moisés com um brilho que ia desaparecendo aos poucos. Mas a salvação realizada na cruz do Calvário e a certeza da ressurreição revelada na tumba vazia não têm comparação e não desaparecem. São luz e glória para toda a eternidade. Com o evangelho se abrem as portas do céu.

A glória que se mostrou ao povo quando foram entregues os mandamentos é incomparavelmente menor ao amor e à graça de Deus que duram para sempre. Nessa graça, temos a salvação e o ingresso ao colo de Deus através de Jesus. 

Oremos: Pai celestial, faz brilhar nossas palavras de testemunho e atitudes no dia a dia por meio do brilho do teu perdão em Jesus Cristo. Utiliza-nos como teus servos para que mais pessoas conheçam o teu poderoso amor. Amém.