Para: quarta-feira, 26 de março de 2025
Texto: Salmo 107.1-9
“Deem graças a Deus, o Senhor, porque ele é bom, e porque o seu amor dura para sempre.” (Sl 107.1)
Uma professora de inglês, no Dia de Ação de Graças, afirmou em aula: “Eu tenho tanta vontade de agradecer pelas coisas boas da vida, mas não sei a quem!” Se ela tivesse prestado atenção no que diz o Salmo 107, não teria essa dúvida. Esse Salmo é uma oração de agradecimento a Deus pela bondade com a qual nos presenteia cada dia de nossa vida e, por isso, o Salmo nos convida: “Deem graças a Deus, o Senhor, porque ele é bom, e porque o seu amor dura para sempre” (Sl 107.1).
A gratidão, seja em forma de cânticos, de ofertas ou de serviço ao próximo, acontece quando reconhecemos a mão bondosa de Deus, derramando suas dádivas sobre nós, mesmo sem as merecermos. A gratidão é ainda mais profunda e marcante quando enfrentamos grandes angústias e sentimos Deus ao nosso lado para nos reerguer e confortar. Quando louvamos a Deus em meio às dificuldades, geralmente elas ficam mais leves.
A bondade do Senhor aparece na sua Criação, nas coisas que precisamos para viver e no livramento de muitos perigos diários que sequer percebemos. Por isso, somos convidados a dar graças ao Criador. Mas a bondade do Senhor se mostrou ainda mais intensa no fato de que ele amou “o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).
Gratidão a Deus, portanto, é um estilo de vida, é um reconhecimento contínuo de que o “amor do Senhor Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim” (Lm 3.22). Sabemos a quem agradecer. É só verificar todas as manhãs que o amor e a bondade de Deus em nosso favor são renovados, “porque ele é bom, e porque o seu amor dura para sempre”.
Oremos: Querido Senhor, teu amor dura para sempre. Aceita o nosso louvor e guia-nos através de tua Palavra para reconhecermos esse amor em nossa vida. Por meio do Salvador Jesus. Amém.