Para: sexta-feira, 28 de março de 2025
Texto: João 20.11-18
“Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando?” (Jo 20.15)
A morte é uma das realidades mais duras que o ser humano enfrenta. A morte machuca, dói, entristece, interrompe planos, deixa um vazio, deixa saudades, faz chorar.
Sem saber ainda que Jesus havia ressuscitado, Maria Madalena chora perto da entrada do túmulo. Ela lamenta: “Levaram embora o meu Senhor, e eu não sei onde o puseram!” (Jo 20.13). Então Jesus diz: “Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando?” Pensando estar falando com o jardineiro, Madalena diz: “Se o senhor o tirou daqui, diga onde o colocou, e eu irei buscá-lo” (Jo 20.15). Mas Jesus responde: “Maria!” (Jo 20.16). E, ao ouvir seu nome, ela o reconhece! Lágrimas de tristeza se convertem em lágrimas de alegria!
Assim é Jesus: ele transforma o luto e a dor em conforto e esperança para aqueles que confiam nele. Jesus transforma choro em alegria. Alegria de ter os pecados perdoados e de saber que o Pai preparou um lugar maravilhoso no céu, onde não haverá mais choro, dor, sofrimento e morte.
Para quem não crê na ressurreição e no túmulo vazio de Jesus, a morte sempre será um momento desesperador. Mas para quem crê, significa paz, salvação e vida eterna.
Através da morte e ressurreição de Jesus, recebemos nova vida, uma vida a ser vivida no serviço a ele, que é serviço às pessoas, socorro aos aflitos, angustiados e necessitados.
Jesus também disse a Maria que anunciasse a seus irmãos que ele havia ressuscitado, e ela saiu correndo a anunciá-lo. A mensagem de que Jesus vive e está conosco não é para ser guardada, mas deve ser proclamada aos quatro cantos do mundo. Eu e você somos mensageiros e fomos incumbidos de espalhar essa boa notícia ali onde Deus nos tem colocado.
Oremos: Amado Pai, como é bom saber que em ti há perdão, consolo e paz. Firma-nos nas verdades eternas e conduze-nos ao lar celestial, onde não haverá mais choro, sofrimento e morte. Por Jesus. Amém.