Para: terça-feira, 1 de abril de 2025
Texto: João 8.12-20
“De novo Jesus começou a falar com eles e disse: — Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.” (Jo 8.12)
A cena é famosa. Jesus encontrava-se no pátio do Templo de Jerusalém. As pessoas ainda estavam impressionadas com o perdão que ele havia anunciado a uma mulher adúltera. Ela continuava viva por causa dele. Ainda no pátio do Templo, Jesus anunciou: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida” (Jo 8.12).
Uma das coisas mais difíceis que existem é andar numa rua ou numa estrada numa noite de lua nova e sem nenhuma iluminação. Podemos tropeçar, cair e nos machucar. Por isso, nada melhor do que termos conosco uma lanterna que nos iluminará o caminho e nos fará andar em segurança.
Quando Jesus disse ser a luz do mundo, ele estava deixando claro que o ser humano se encontra cercado de trevas espirituais. Sem a sua luz, todos nós nos perderíamos eternamente. Por isso, ele afirma: “Quem me segue nunca andará na escuridão”.
Mas o que significa seguir a Jesus? Na verdade, seguir a Jesus significa crer que ele é o nosso Salvador, que ele nos libertou da condenação eterna ao dar sua vida em nosso favor na cruz. Seguir a Jesus se tornou realidade para o apóstolo Paulo desde o seu encontro com Jesus em Damasco, quando ele foi convertido. A partir daí ele passou a mostrar o caminho de Jesus a todos. Por exemplo, quando saiu da cadeia da cidade de Filipos, ele disse ao carcereiro que havia lhe perguntado o que deveria fazer para ser salvo: “Creia no Senhor Jesus e você será salvo” (At 16.31).
Isso vale para você também. Siga a Jesus, creia que ele salvou você. Assim, você não mais andará na escuridão porque terá, pela fé nele, a luz da vida.
Oremos: Senhor Jesus, obrigado por nos libertares da escuridão do pecado. Dá-nos sempre o teu Espírito Santo, para que te sigamos até o fim. Por meio de Jesus. Amém.