Publicado em: 26 de abril de 2025
Inverter os conceitos humanos

Para: sábado, 26 de abril de 2025

Texto: Marcos 10.35-45

“Quem quiser ser importante, que sirva os outros.” (Mc 10.43)

Desfazer conceitos sociais ou culturais não é algo fácil. Alguns diriam que é quase impossível. Um exemplo disso é quando em 15 de agosto de 1947 a Índia foi decretada independente dos britânicos e nela foi abolida toda forma de discriminação. 

Havia na Índia uma questão cultural e religiosa muito forte, que era a divisão social por castas, classes sociais, em que elas não se misturavam. Mesmo com a independência, essa mudança não seria tão simples, pois estava entranhada nas raízes da cultura, da crença e dos costumes.

Mudanças de paradigma continuam sendo difíceis de acontecer. Uma delas é a ideia de que as pessoas mais importantes serão servidas. Jesus, porém, disse: “Quem quiser ser importante, que sirva os outros” (Mc 10.43). Jesus quebrou muitos paradigmas, curou o cego e o coxo, aproximou-se de leprosos e os curou, enfrentou líderes, fez com que se calassem.

Contudo, ele fez uma coisa muito mais incrível: perdoou pecados, como do paralítico baixado por um telhado diante dele. Jesus curou esse homem também, mas perdoar os pecados é muito mais importante do que curar o corpo. Aliás, Jesus fez isso também por todos nós e por toda humanidade quando pagou pelos nossos pecados, oferecendo-se como sacrifício santo e perfeito, vencendo o pecado, o mundo, o inimigo e a morte.

Jesus inverteu conceitos humanos sobre quem e o que é importante. Ele mesmo deixou a glória e veio ao mundo. Ele, o próprio Filho de Deus, veio em humildade para servir e não para que fosse servido. Ele assumiu o papel de servo e serviu até a morte. Agora, quer que também sirvamos em amor e humildade.

Oremos: Senhor Jesus, obrigado por servires ao mundo com tanto amor, consolo e perdão, pelo teu sacrifício e morte de cruz. Enche nossa vida com amor e bondade, para servirmos uns aos outros. Amém.