Para: sábado, 12 de abril de 2025
Texto: Filipenses 2.5-11
“Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes.” (Fp 2.9)
Você já teve a oportunidade de conversar com seus pais acerca da razão de eles terem escolhido o nome que você tem? Você se sente confortável com ele, com seu significado e sua história? O nome é um direito de ser reconhecido como pessoa, algo íntimo e tão pessoal quanto uma marca que carregamos ao longo de toda a nossa vida.
Paulo, em sua Carta aos Filipenses, no capítulo 2, faz referência ao significado do nome de Cristo. Num primeiro momento, Paulo mostra que Cristo é o servo, que assume a forma humana para cumprir a missão dada pelo Pai. Mas, após sua ressurreição, o nome de Cristo aponta ainda mais para a dimensão de sua glória: “Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai” (Fp 2.9-11). Aliás, o seu primeiro nome, Jesus, foi escolhido pelo próprio Deus, conforme relata o evangelista Lucas: “Então o anjo continuou: — Não tenha medo, Maria! Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi” (Lc 1.30-32). Cristo, que veio servir a todos, é Senhor e Rei do Universo todo.
Tão importante quanto reconhecer o poder de Cristo é crer que, através do seu nome e de sua obra salvadora, ele venceu a morte e nos deu a promessa de uma nova vida, junto a ele, nos céus. Por causa de Cristo, os nossos nomes estarão inscritos no Livro da Vida, que pertence ao Cordeiro de Deus.
Oremos: Pai de amor, que nossos nomes estejam inscritos em teu Livro da Vida a fim de que possamos ser contados com aqueles que reinarão contigo e teu Filho amado, o Cordeiro vencedor. Em nome dele. Amém.