Publicado em: 15 de abril de 2025
A vida que vale a pena

Para: terça-feira, 15 de abril de 2025

Texto: João 12.20-36

“E o meu Pai honrará todos os que me servem.” (Jo 12.26)

Aproveitar a vida, o que seria isso de fato? Para muitas pessoas, aproveitar a vida seria usufruir ao máximo das experiências que ela pode oferecer. Aproveitar a vida estaria muito ligado a experiências que causam prazer pessoal, frequentemente associadas à sexualidade ou consumo de bebidas alcoólicas e práticas afins. Pois bem, o apóstolo João apresenta uma perspectiva diferente. Aproveitar a vida tem outro significado e está muito mais associado ao serviço consagrado em amor às pessoas e à vida.

No Evangelho de João, capítulo 12, versículo 26, Jesus diz: “E o meu Pai honrará todos os que me servem”. Jesus diz essas palavras antes de enfrentar o maior de todos os desafios de seu ministério: a sua morte em favor de todas as pessoas. Jesus deixa claro que nessa sua obra está uma ação de amor. Sua maior experiência de dor e aflição é fruto do amor e, portanto, de serviço consagrado em favor daqueles que ele ama, ou seja, de todas as pessoas. Seu sacrifício em lugar das pessoas foi o propósito maior da sua vinda ao mundo.

Jesus dá pistas sobre de que seu amor seria revelado em sua maneira mais impactante. Ele disse: “Quem ama a sua vida não terá a vida verdadeira; mas quem não se apega à sua vida, neste mundo, ganhará para sempre a vida verdadeira” (Jo 12.15). Jesus entregou sua vida por amor. Nessa entrega estava seu propósito e missão. Então, a vida verdadeira está na entrega de Cristo e se prolonga pelas nossas ações de amor a Deus e ao mundo. O amor verdadeiro vem de Deus, é revelado em Cristo e se renova todos os dias. 

Oremos: Amado Pai celeste, graças te dou por teu amor que me mostra a vida que vale a pena. Perdoa-me quando sou incapaz de amar as pessoas e orienta-me a seguir os teus ensinos. Abençoa-me todos os dias. Em nome de Jesus. Amém.