Herodes do Novo Testamento

OS HERODES DO NOVO TESTAMENTO
Nas páginas do Novo Testamento encontramos várias referências ao nome HERODES, o que causa alguma confusão entre os estudantes da Bíblia. Esclarecemos abaixo quem são os personagens identificados pelo nome HERODES nas páginas do Novo Testamento.

1 – HERODES, O GRANDE – Este era filho de Antipater, e foi rei da Judéia entre os anos 37 Antes de Cristo, até o início da era cristã. Este também foi o rei que mandou matar os meninos de Belém, conforme Mateus 2.11-16.

2 – HERODES ANTIPAS – Este também é chamado de HERODES TETRARCA da Judéia. Era filho de Herodes, o Grande. Ele governou desde o início da era cristã, até o ano 39 depois de Cristo. Este também foi o Herodes que mandou prender e decapitar João Batista, conforme Lucas 9.7 a 9; 13.31 a 35 e Marcos 6.14 a 29.
Nota: O título TETRARCA, inicialmente, era dado a quem recebia para governar, um território correspondente a uma quarta parte (tetra) de um território maior. Mais tarde, o título passou a designar qualquer governante que recebesse uma parte de um território para governar.

3 – HERODES AGRIPA (I) – Este foi rei da Judéia, e governou entre os anos 41 e 44 depois de Cristo. Ele era neto do Herodes, o Grande, e filho de Aristóbulo, que era irmão de Herodes Antipas. Portanto, Herodes Agripa I era sobrinho de Herodes Antipas, e foi ele que mandou decapitar o apóstolo Tiago, conforme Atos dos Apóstolos 12.1 e 2, e mandou prender o apóstolo Pedro, conforme Atos do s Apóstolos 12.3 a 19. Morreu comido por bichos, Atos dos Apóstolos 12.20 a 23.

4 – HERODES AGRIPA (II) – Este foi rei de Calcis, e governou entre os anos 50 e 53 depois de Cristo. Ele era bisneto de Herodes, o Grande, neto de Herodes Antipas, e filho de Herodes Agripa I. Diante deste Herodes compareceu o apóstolo Paulo por ocasião de um de seus julgamentos. Conferir Atos dos Apóstolos 25.13 a 26.32.

Nota: A numeração I e II dadas respectivamente ao primeiro e segundo Herodes Agripa, é simplesmente para distinguir um do outro. Em o Novo Testamento não aparece esta numeração.

Paulo Kerte Jung, pastor