O que é a conversão

ESTUDO: O que cremos sobre

A CONVERSÃO

“Cremos, ensinamos e confessamos que a conversão de um pecador compreende contrição e fé.1 A conversão não é mera reforma moral ou a resolução solene de corrigir a vida, mas é completa mudança de toda a vida do homem. É o renascimento espiritual do pecador.2 É uma transformação milagrosa, efetuada pelo poder do Espírito Santo, operada pelos meios da graça: Palavra de Deus e os Sacramentos.3 Sendo espiritualmente cego, morto e inimigo de Deus, o homem não se inclina a Deus nem pode dispor-se à graça ou aceitá-la. Por isso, a conversão é um ato exclusivo de Deus, no qual o homem é passivo. A esta graça, porém, o homem pode resistir.4 A Bíblia lembra que o homem é salvo unicamente pela graça de Deus mediante a fé em Cristo e que Deus quer a salvação de todos. O que é salvo, é salvo pela graça. O que se perde, perde-se por culpa própria.5 Referências bíblicas: Jr 31.18; Jo 1.12,13; Rm 10.17; At 11.21; Ef 2.1,5.” (“Cristo para Todos” – Publicação da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Maio 1994, p. 12)

1. CONVERSÃO = CONTRIÇÃO + FÉ
Definindo os termos:
– “contrição” – tristeza pelo pecado (é a convicção no pecador de que Deus seria justo em condená-lo; não é um sentimento)
– “fé” – confiança em Cristo (cf. próximo estudo)

2. O QUE É A CONVERSÃO
– não é “mera reforma moral”, ou seja, algo exterior, que toca nas obras, mas não no coração
– não é “resolução de corrigir a vida”, pensamento positivo, boas intenções
– é “completa mudança” (metánoia) – Mt 4.17 – mudança radical, na maneira como a pessoa encara o próprio pecado, e no que crê.
– “renascimento espiritual” – Jo 3.3; 2 Co 5.17

3. ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO PELOS MEIOS DA GRAÇA
– É um milagre do Espírito Santo – por isso, falham as tentativas de explicar a conversão psicologica- mente (como algo “explicável” no homem) – Jr 31.18; Jo 1.12,13; 1 Co 12.3
– pela Palavra – Rm 10.17
– pelo Batismo – Tt 3.5

4. A PARTICIPAÇÃO DO HOMEM
– a nossa situação natural: “espiritualmente cego, morto e inimigo de Deus” – Ef 2.1
– ninguém busca a Deus, por si só – Rm 3.10-12
– o que conseguimos fazer por força própria – resistir! Mt 23.37; At 7.51
– Na conversão não somos “cooperadores de Deus”

5. GRAÇA DE DEUS ; CULPA DO HOMEM
– conversão é “trabalho de Deus” – por isso, seria incorreto, biblicamente, dizer: “eu me converti a Jesus”. Ou: “eu me decidi por Jesus!”Só Deus pode fazer isto!
– A que este ensino nos leva?
– humildade – Deus é o doador também desta dádiva; recebemos de graça
– vigilância – sabendo que está em nossa natureza resistir a Deus
– permanência na Palavra e Sacramentos, os meios pelos quais o Espírito Santo continua atuando em nós – 1 Pe 1.5 (cf. Rm 1.16)